Setembro amarelo

 

Assim como outros meses que receberam associação de uma cor, a finalidade do setembro amarelo é para conscientização da prevenção ao suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, a cada 40 segundos uma pessoa comete o suicídio. Triste, né?! Para mudar essa realidade a prevenção é a melhor alternativa. Cuidar da saúde emocional nunca foi tão importante quanto em tempos de pandemia.

Mas por que amarelo? A cor da campanha foi adotada por conta da trágica história do jovem americano, Maike Emme. Em 1994, aos 17 anos, ele tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Durante o funeral, amigos e familiares distribuíram cartões com fitas amarelas que continham mensagens de apoio e otimismo para pessoas que estivessem enfrentando momentos difíceis.

Segundo a Associação Catarinense de Psiquiatria a depressão é a doença associada na grande maioria dos casos de suicídio. Assim sendo, cabe aos familiares e pessoas próximas estarem sempre atentos a qualquer sinal, qualquer mudança de comportamento, isolamento e principalmente, recusa de convívio social. Se você conhece alguém que precisa de ajuda, pode ligar para o 188. Esse é o número do Centro de Valorização da Vida – CVV. A ligação é gratuita em todo território nacional e um voluntário vai lhe dar orientações.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos te ajudar?