Brasil na 65ª posição na avaliação de estudantes entre 81 participantes…
Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022, divulgados nesta terça-feira (5), confirmaram o que…
Ver mais +
Mulheres no futebol sim! 92 anos de história – Copa 2022
A Copa do Catar foi a pioneira em escalar mulheres para arbitragem dos jogos.
Foi a primeira vez na história que a FIFA (Federação Internacional de Associações de Futebol) escalou seis mulheres que integraram times de arbitragem no mundial: Salima Mukansanga, Yoshimi Yamashita e Stephanie Frappart como árbitras, e Neuza Back, Karen Díaz Medina e Kathryn Nesbit, como auxiliares.
A partida entre Alemanha e Costa Rica teve na arbitragem principal a francesa Stéphanie Frappart. Suas assistentes foram a mexicana Karen Diaz Medina e a brasileira Neuza Back. Sim!! Uma brasileira!!
Em entrevista à Federação Francesa de Futebol, Stéphanie falou que se apaixonou pela arbitragem em pouco tempo, logo após seus primeiros apitos.
Sobre a brasileira, Neuza Inês Back, catarinense, é uma árbitra-assistente de futebol e educadora física brasileira pertencente ao quadro de árbitros da FPF, CBF, CONMEBOL e FIFA
Na primeira semana da Copa ainda tivemos dois fatos históricos e importantíssimos com relação às mulheres: a primeira árbitra negra do continente africano a apitar um jogo de Copa, a ruandesa Salima Mukansanga.
Vale lembrar que o país, Catar, é governado pela Sharia, Lei Islâmica conhecida por ser extremamente machista e misógina.
Nota-se sim uma mudança no que concerne o cenário machista estrutural mundial. Sabemos que já passou da hora das mulheres tomarem lugar de protagonismo no espaço do futebol, inclusive como narradoras e comentaristas, mas já vale um “viva” por mais uma conquista.