BRZ Fruits chega com o sabor amazônico a Porto Alegre
Um novo espaço para saborear o gosto autêntico da Amazônia foi inaugurado no Barra Shopping Sul, em Porto…
Ver mais +
As atividades gratuitas incluem debates, oficinas e cursos entre 23 de novembro e 1º de dezembro
Proporcionar atividades que visam à construção de práticas relacionadas à criação artística e à produção cultural no universo das artes cênicas também faz parte da programação desta edição do 31º Festival Internacional de Artes Cênicas Porto Alegre Em Cena, que conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio premium da Petrobras. A organização do festival anunciou as ações formativas que acontecerão entre os dias 23 de novembro e 1º de dezembro de 2024.
Ao todo serão 14 atividades formativas durante o festival, das quais 6 fazem parte da Ocupação Carla Vendramin, homenagem do Em Cena em parceria com a UFRGS à artista, docente, produtora e articuladora Carla Vendramin, que faleceu em janeiro deste ano. A oficina “Sociobiocotidiano em Movimento”, é uma parceria entre Ana Dangal, bailarina e arte-educadora que movimenta a Lendárea, e a professora Gabriela Coelho-de-Souza, do PGDR (UFRGS), contando nesta edição com a artista e permacultora Elaine Regina. A experiência proposta se desenha a partir da escuta corporal e do estímulo ao autocuidado, propondo ao final uma reflexão coletiva sobre o conceito de SocioBiocotidiano, com abordagem do ODS12, relacionado ao consumo e produção responsáveis. A oficina será realizada no dia 25 de novembro no Centro Cultural da UFRGS.
O Coletivo Múltiplos Corpos apresenta a oficina “Vamos Dançar? Uma Experiência Para Diversos Corpos.” Nesta oficina será realizada uma pesquisa em improvisação e composição coreográfica, com foco na integração entre diversas pessoas, seus corpos e suas vivências. A atividade ocorrerá no Centro Cultural da UFRGS no dia 25 de Novembro.
A oficina “Compostagem, Educação Somática e Movimento” propõe, a partir de relatos de experiência, abordar o processo de transformação de resíduos orgânicos em composto e oferecer uma vivência relacionada à educação somática e ao movimento, inspirada nos processos criativos transdisciplinares propostos por Carla Vendramin, ligados à ideia de processos imersivos em permacultura e dança. Dinamizada por Krishna Daudt, artista visual e professora, contando com a participação de Marcelo Glufke, engenheiro florestal e estudante de licenciatura em educação física (UFRGS), a oficina será realizada no dia 26 de novembro no Centro Cultural da UFRGS.
Orientada por Joana Kirst Adami, exploradora do movimento e de técnicas de educação somática, a “Oficina Experimental Sensibilização e Vivências com Bastões de Bambu” propõe um espaço de exploração de possibilidades de movimentações individuais e coletivas com o bastão de bambu, instrumento que permite a prática criativa de incontáveis formas. O encontro será no dia 26 de novembrono Centro Cultural da UFRGS.
A oficina “Viva Malagueta! Oficina Para Adubação De Palhaçes”, orientada por Alessandra Matzenauer, Lolila Goldschmidt, Letícia Moreira e Silvana Silvia, integrantes do NIC – Mulheres Palhaças, propõe um espaço de contato com a palhaçaria a partir de exercícios e jogos inspirados naqueles que Carla Vendramin mais gostava e se divertia em sua experiência de dar vida, corpo e alma à sua palhaça Malagueta! A oficina será realizada no dia 27 de novembro no Centro Cultural da UFRGS.
Orientada por Daggi Dornelles, profissional da performance e das artes cênicas com quase cinco décadas de percurso, a “Oficina/Performance – O Tato Das Relações – Investigações Para Além Do Corpo Individual” se vale de ações e provocações físicas que visam refletir acerca da forma como estamos no mundo e se expande em ações no espaço público. Os encontros serão na Sala Pitangueira do Centro Cultural da UFRGS no dia 28de novembro.
A oficina “A Gente Combinamos de (Sobre)Viver”, formado pelos coletivos gaúchos Teatro Sarcáustico, Espiralar Encruza e Pretagô, todos de Porto Alegre, e Tem Gente no Palco, de Veranópolis, será ministrado por artistas negros. O intuito do projeto é estabelecer um território de ensino-aprendizagem entre pessoas afetadas pelas enchentes, através da criação de um espaço acolhedor, criativo, afetuoso e festivo. Os encontros serão de 26 a 30 de novembro, no Instituto Sociocultural Afro-Sul/Odomode.
De Gramado, a oficina “A Magia dos Bonecos de Luva”, ministrada por Nelson Haas e Beth Bado, explora a técnica dos bonecos de luva em um ambiente divertido e educativo. Utilizando o método socrático, que estimula o aprendizado por meio de perguntas e respostas, a ação, voltada para alunos da escola EMEF – Mário Quintana, será no dia 23 de novembro.
A residência teatral “Corpo-Máscara: Paisagem Urbana” tem como objetivo compartilhar os princípios expressivos do corpo, a partir do uso da máscara expressiva inteira, presentes no trabalho do grupo Máscara EnCena. Ministrada por Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa, a criação da performance final terá como inspiração a temática da enchente de maio de 2024 e seus efeitos na cidade de Porto Alegre. A oficina será de 25 a 28 de novembro na Zona Cultural e a apresentação no 29 de novembro, das 15h às 19h, nas Ruas do 4º Distrito.
A Oficina “Da Atuação ao Rito” será dada pelo atuador Paulo Flores, recentemente reconhecido como mestre das Artes pela FUNARTE, um dos fundadores da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. O Teatro de vivência é um termo cunhado por ele no início da década de 80, onde o teatro e o espetáculo são vistos como um ato ritual, o ator estará em comunhão com o espectador. A atividade ocorre na Escola Casa de Teatro nos dias 25, 26, 28, 29 e 30 de novembro.
Já a “Farra de Teatro”, dirigida por Roberto Oliveira, é uma experiência teatral inspirada na Farra dos Atores, que foi criada pelo falecido diretor carioca Márcio Vianna, e apresentada pela primeira vez em 1995 dentro da programação do Festival Porto Alegre em Cena. Canções, poesias, fragmentos de textos teatrais, atitudes corporais e cenas que tratam de assuntos e temas relacionados com grandes questões contemporâneas da humanidade são apresentados no espetáculo. Os ensaios ocorrem nos dias 27, 28, 29 e 30 de novembro e a apresentação no dia 1º de dezembro.
Com 40 anos de carreira e experiência na formação de atores, Zé Adão Barbosa oferece uma oportunidade para aqueles que desejam se aventurar no universo da teatralidade e da atuação com o workshop “Oficina de Iniciação Teatral”. Destinado a estudantes de instituições públicas, o curso proporciona uma primeira experiência com a arte teatral de maneira descontraída e divertida. As aulas serão na Escola Casa de Teatro nos dias 23 e 30 de novembro.
A oficina “Palhaçaria Emergencial”, ministrada por Ekin, de Maquiné, é voltada para o público adulto, a partir dos 18 anos, que tenha alguma experiência nas artes cênicas e queira experimentar a potência libertadora da máscara do nariz vermelho. A proposta é ampliar a consciência dos participantes em busca de uma atuação sensível que expanda o olhar e desenvolva uma comunicação particular e verdadeira consigo, com o ambiente e com o outro. Será no Centro Histórico Cultural Santa Casa – Sala Educativa nos dias 23 e 24 de novembro.
“Urdimento” surgiu a partir de um projeto da Escola de Espectadores de Porto Alegre (EEPA). Serão dois encontros no Teatro de Arena, um no dia 23 e outro no dia 30 de novembro, para debater sobre questões das artes cênicas da cidade, com os temas “Público e Comunicação” e “Espaço e Financiamento”. As discussões serão mediadas pelo jornalista e crítico Renato Mendonça. –
As inscrições para as ações formativas, assim como a programação completa da 31ª edição do Porto Alegre em Cena podem ser conferidas no site do festival (www.portoalegreemcena.com). Já as vendas de ingressos no site da SYMPLA e na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, de terça a domingo, das 12h às 20h, no andar térreo. Os ingressos custam entre R$ 20 e R$ 40 e a programação contemplará também diversos espetáculos gratuitos
O 31° Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com patrocínio premium da Petrobras, patrocínio master da BB Asset e patrocínio de Itaú, Panvel e Zaffari, a gestão cultural é da Primeira Fila Produções, e a realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.