Cuidar da humanidade faz parte do papel de ser humano. O ato de priorizar o bem-estar de outra pessoa gera em nós um sentimento de utilidade. É importante que compreenda que mesmo se sentindo útil, não é você que mais importa naquele momento, mas é a relação estabelecida entre dois humanos.
Entender que você está exercendo o seu papel como provedor, ou facilitador, para outra pessoa é o começo. Ambos os lados precisam ter noção do lugar que ocupam na relação e como o processo de desenvolvimento de ambos se dará a partir dela, porque tanto você irá crescer, quanto o outro com a sua ajuda.
Aqui tem um ponto importante: quando for ajudar, você precisa mostrar o caminho. As pessoas melhoram quando você as ajuda a melhorarem. Portanto, como lugar do provedor/facilitador, seu papel é guiar e dar o “como” a pessoa precisa fazer para obter os melhores resultados com o seu auxílio. Isso fará com que o seu tempo e energia investidos sejam realmente proveitosos e transformadores na vida da outra pessoa. Não adianta apenas estar disposto a ajudar. Esta ajuda precisa ser feita da melhor forma possível.
Seguindo desta forma, a filantropia possibilita que as distâncias entre os seres humanos diminuam, criando um maior avanço pessoal aos envolvidos e à espécie humana no geral. Todos ganham com atitudes e posicionamentos solícitos, sendo de forma direta (você mesmo ajudando) ou indireta (dando recursos para uma instituição, ou indivíduo, ajudar). Quando mudamos uma vida, as outras vidas que se conectam com esta também se alteram.
Portanto, siga o seu desejo de ajudar, ele está te mostrando uma oportunidade de se sentir bem e de construir o seu legado em outras pessoas, possibilitando que elas passem adiante o que você tem de melhor a oferecer para o mundo. Desta forma, você estará realmente afetando a humanidade com a sua essência pessoal.
Com isso, te convido a se colocar nos espaços coletivos como um agente transformador de vidas e coletor de boas ações. Quando começamos um movimento, ele se propaga até cumprir a sua função social. Crie o seu movimento nos outros e construa a sua existência com maior significado.