“A prova mais bonita do Brasil”

Diário de Bordo
04/08/2022
Tempo de leitura: 4 minutes

Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc Paraná alia esporte e turismo

Com o slogan “A prova mais bonita do Brasil”, a 13ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc Paraná, que será realizada no dia 25 de setembro, reúne em seu percurso uma das Sete Maravilhas da Engenharia do Mundo Moderno, a Itaipu Binacional, ponto de largada da prova; e uma das Sete Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu, local de chegada. Outros atrativos turísticos estão localizados dentro do Parque Nacional do Iguaçu, considerado Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela Unesco.

A experiência de correr um trajeto com grandes monumentos naturais e arquitetônicos fica completa com as outras opções em Foz do Iguaçu para aproveitar o turismo esportivo: que podem ser radicais, como salto de paraquedas e passeio de barco nas quedas das Cataratas; ecoturismo, turismo religioso, gastronômico e de compras. Afinal a cidade faz fronteira com o Paraguai e Argentina. O valor do ingresso dos atletas ao Parque Nacional do Iguaçu já está incluso na inscrição da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, que seguem abertas até o dia 2 de setembro ou quando finalizar as 3.400 vagas disponíveis. No dia da corrida, os atletas podem desfrutar de toda a beleza do local com segurança e infraestrutura.

Para conciliar turismo e esporte, o Sesc Paraná oferece opções de excursão para quem deseja competir ou assistir a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu. Com saídas de Curitiba, Guarapuava, Ponta Grossa, Cascavel, Medianeira e Toledo, o pacote inclui transporte em ônibus de turismo, hospedagem, ingresso para o Parque Nacional do Iguaçu, taxa de inscrição para os atletas, independente da categoria; acompanhamento de guia de turismo condutor durante toda a viagem, guia local e seguro viagem. Informações sobre a viagem estão disponíveis no site do Sesc PR.

Simpática e acolhedora

A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu é reconhecida como uma das mais organizadas provas do país nesta modalidade. Para maior comodidade dos inscritos, na sexta-feira (23/9) e no sábado (24/9) que antecedem a prova, o Sesc PR faz o receptivo oferecendo aos atletas transfers da rodoviária e do aeroporto até hotéis conveniados. Os participantes também têm à disposição transfers entre os hotéis conveniados e a unidade do Sesc Foz do Iguaçu, onde ocorrerão a retirada dos kits. No domingo (25/9) dia da competição também haverá transporte para os corredores dos hotéis conveniados aos locais de largada.

O cuidado com os atletas durante a prova contempla: postos de atendimento médico, distribuição de água, banheiros químicos, guarda-volumes, ônibus de resgate, frutas e isotônicos, além de placas de sinalização e policiamento.

As premiações da maratona individual terão início a partir das 12h. Por isso, a Comissão Organizadora orienta aos competidores que agendem os retornos das viagens para o fim da tarde ou início da noite.

Prova

A 13ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu é uma iniciativa do Sesc Paraná, integrante do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, e da Prefeitura de Foz do Iguaçu, com apoio do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu e da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) de Foz do Iguaçu e promoção da RPC.

Os atletas podem se inscrever nas provas maratona individual (42.125m), maratona revezamento (duplas, na qual cada atleta percorre 21 km) e corrida de 11,5km. São no total 3.400 vagas e podem participar atletas a partir de 18 anos nas seguintes categorias: Cadeirante, Atleta com Deficiência (AcD), Elite feminina e masculina, Comerciários e Faixa Etária masculina e feminina. Os valores das inscrições são a partir de R$ 86 para trabalhador do comércio; R$ 143 para público geral; e gratuito para cadeirantes e Pessoas com Deficiência (PcD). Para participar de qualquer uma das provas é obrigatório apresentar atestado médico específico para a atividade física, sem restrições, emitidos após a data de 25 de setembro de 2021.

Inscrição

Somente pelo site www.sescpr.com.br/maratona até o dia 2 de setembro ou no momento que atingir o número máximo de participantes.