Young beautiful naked mom breastfeeding hugging her newborn baby smiling sitting on bed at home. Copy space.

Agosto dourado: há motivos de sobra para incentivar a amamentação

A amamentação traz benefícios não só para o bebê como para mãe. O contato aumenta a conexão, reduz cólicas e fortalece o sistema imune. O Agosto Dourado é o mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno. E motivos não faltam para incentivar a prática. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes e bonitos, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

A orientação da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) é de que a mãe amamente os filhos, durante os primeiros seis meses de vida, unicamente com leite materno. “O aleitamento materno é a única forma de qualidade nutricional garantida, passagem de anticorpos, concentração de proteínas, gorduras e açúcares que são fundamentais para o bebê”, reforça o diretor executivo da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul e coordenador estadual do Programa de Reanimação Neonatal da SPRS, Marcelo Porto.

O especialista alerta para alguns cuidados importantes. Após a mamada, o bebê deve sempre dormir de barriga para cima e não de lado. Segundo o médico para evitar que o bebê regurgite, a orientação é sempre pegar na posição vertical até que ele arrote. A hidratação da mãe também é uma aliada. Beber bastante líquido, especialmente água, ajuda para que haja quantidade sempre suficiente de leite. Sucos, chás e água de coco também são boas opções.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos te ajudar?