Alerta sobre os erros mais comuns na saúde bucal do bebê
Por Caroline Franca Stahlhofer* É de extrema importância os responsáveis terem entendimento sobre quando e como se deve iniciar…
Ver mais +
Por Caroline Franca Stahlhofer*
É de extrema importância os responsáveis terem entendimento sobre quando e como se deve iniciar os cuidados e a higienização bucal dos seus filhos, visto que esse hábito vai refletir positivamente evitando doenças bucais e consequentemente proporcionando uma boa qualidade de vida.
Além disso, criar o hábito diário estimula e promove um autocuidado e faz com que a criança seja cada vez mais receptiva à ideia de higienizar a cavidade bucal. Também é sabido que a primeira infância é o momento perfeito para perpetuar bons hábitos para toda a vida.
O ideal é que a família busque atendimento odontológico antes da erupção do primeiro dente para que seja orientada de forma correta e evite erros durante o processo.
Um dos erros mais comuns é iniciar a higiene antes da presença de dentes em boca. A Associação Brasileira de Odontologia orienta que os hábitos de limpeza da cavidade bucal sejam iniciados somente após a erupção do primeiro dente, já que a higienização precoce pode reduzir os níveis de imunoglobulinas interferindo na proteção da mucosa de bebês edêntulos.
Não é indicado que seja utilizado gaze ou dedeiras de silicone para a higienização, então para evitar esse erro utilize escova com cerdas macias. O tamanho da cabeça da escova deve ser pequeno.
Outro erro muito frequente é escolher cremes dentais não fluoretados, porém a presença do flúor é fundamental para a prevenção da doença cárie. Deve se ter uma atenção e cuidado especial na quantidade utilizada de creme dental. O recomendado é utilizar o equivalente à um grão de arroz cru e deve ser mantido fora do alcance das crianças para evitar o uso em quantidades inadequadas.
Muitos responsáveis acabam dispensando o uso do fio dental, mas ele é tão importante quando à escova e o creme dental no momento da higienização. Quando os dentes estão juntos e que não tem espaçamento entre eles, o fio dental deve ser utilizado para remover placa bacteriana daquela face do dente.
As escovações devem ser realizadas e supervisionadas pelos adultos. Esse auxílio deve acontecer até que a criança tenha boas habilidades para realizar uma excelente higienização bucal sozinha.
*Caroline Franca Stahlhofer é Odontopediatra (CRO/RS 24577), graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Odontopediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cursando especialização em Ortodontia. É proprietária da Clínica de Odontopediatria Oui Petit, localizada em Canoas – RS, na Av. Getúlio Vargas, 4841 – Torre 1 – Sala 714 – B. Marechal Rondon.
Contato: (51) 99518.2404
Instagram: @ouipetitodontopediatria