Brasil na 65ª posição na avaliação de estudantes entre 81 participantes…
Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022, divulgados nesta terça-feira (5), confirmaram o que…
Ver mais +
Atualmente, vivendo um cenário de pandemia que nos acompanha há mais de um ano, observamos muitas crianças com dificuldade na aprendizagem e principalmente na alfabetização. A fase da alfabetização é, sem dúvidas, uma das mais importantes de toda a vivência escolar do estudante e já estamos finalizando e primeiro semestre letivo ainda praticamente de casa.
O principal desafio nesse período foi escolas e famílias terem se reinventado, visando criar novas estratégias para atingir as crianças e aprender como alfabetizar a distância. “E, neste ano, foi maior ainda porque muitas crianças não cursaram a educação infantil e, com isso, tivemos que retomar aprendizagens e adaptar tudo”, comenta a psicopedagoga Edilaine Geres.
Diante desse quadro, a especialista pode explicar com detalhes sobre como trabalhar e estimular a consciência crianças e adolescentes, assim como pais e responsáveis nesse processo de mediação e transformação da casa em ambiente de alfabetização.
Edilaine Geres – Psicopedagoga, pedagoga atuante no ensino fundamental anos inicias. Formada inicialmente no magistério pelo CEFAM (Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério), atuou em escolas particulares, proprietária de Escola de Educação Infantil em Bastos/SP, onde reside e leciona atualmente. Atuou como coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental e como Assessora Técnica Pedagógica, atualmente ministra formação on-line para professores alfabetizadores. Formada em Libras, pós-graduanda em ABA para autismo e Deficiência Intelectual. Autora de projeto social “Aluno Fora de Série” para ajudar crianças carentes com atendimento psicopedagógico gratuito. Coautora do livro “Autismo: Um olhar por inteiro”, pela Literare Books International.
Edilaine Geres também está apta e disponível para matérias que abordem as temáticas:
– Alfabetização;
– Educação Infantil;
– Alfabetização na educação infantil;
– Autismo;
– Dislexia;
– Dificuldades de aprendizagens;
– Libras;
– Formação de professores alfabetizadores;
– Alfabetização EJA (jovens e adultos);
– Inclusão escolar;
– Psicopedagogia.
Fico à disposição para agendamento de entrevistas com a especialista.