Helena Schenell celebra a vida
Amigos e familiares foram recepcionados ontem, no australiano Didier no bairro Bela Vista na capital gaúcha, para celebrar…
Ver mais +
A segunda edição do festival itinerante acontecerá dia 25/11 no Rancho Tabacaray
Quem circular pelo Rancho Tabacaray no próximo dia 25 de novembro terá a chance de conferir de perto toda a beleza cênica do Almas del Fuego, projeto itinerante comandado pelo mestre parrillero Antônio Costaguta, da multiplataforma El Topador. É que o espaço se transformará em uma ode ao fogo, à fumaça, à brasa e à chama da cultura gaúcha.
Na cozinha a céu aberto, lenha, muita lenha, grelhas faiscantes, tremps e fogões ancestrais, panelas de ferro que contam segredos e cortes especiais de Carne Certificada Hereford, provenientes do Frigorífico Silva. Sem contar o aroma do churrasco, que irá acariciar os sentidos.
“O Rancho se encherá de histórias, intervenções artísticas e muita música numa rica homenagem à cultura da nossa fronteira seca”, adianta Costaguta.
Mas, antes de qualquer coisa, o Almas del Fuego pede licença para revelar a sua essência. Entre os segredos do projeto concebido em 2017, uma promessa: a sustentabilidade.
“Aqui não existe espaço para o desperdício e a diversidade é mais do almejada. É ingrediente especial, é garantia plena. O Almas del Fuego é um chamado a todos que amam a tradição, que se emocionam com o crepitar do fogo, com a música que embala nossos corações e que respeitam a natureza”, complementa o mestre parrillero.
E mais, o Almas del Fuego não é open food. É consumo consciente. A filosofia do projeto busca evitar ao máximo o desperdício na cadeia produtiva dos alimentos, em especial da carne, um elo precioso entre o campo e o urbano que merece respeito. Por isso, o evento se dará através da distribuição de tickets, 9 no total, sendo 2 tickets de sobremesas típicas. E para a garotada, um menu especial com arroz, feijão e carne, além de sucos e águas.
“Queremos que as pessoas degustem sem pressa o sabor dos alimentos preparados na brasa, fazendo com que a tradição encontre com a modernidade e a chama ancestral se misture com os sabores autênticos”.
Doble Chapa
Nascido na Fronteira Seca entre o Brasil e o Uruguai, esse gaúcho doble chapa de Santana do Livramento radicado em Porto Alegre e idealizador de inúmeros projetos, entre eles a web série Desbravando, o espaço multicultural Rancho Tabacaray, o projeto anual Piquete El Topador, o estúdio de gravação e espaço de eventos Refúgio do El Topador, o programa televisivo Na Beira do Fogo e o bate-papo musical Buenas Hermanos, tem propagado a qualidade e o respeito pela cadeia da carne por onde passa.
“Que Porto Alegre se encante com esse festival. Que a Fronteira Seca – composta por peculiaridades históricas de formação sociocultural – como língua, hábitos, costumes etc. encontre sua voz. No Almas del Fuego o encontro é real, e a poesia, a música, a arte e a acessibilidade são a nossa voz”, destaca Costaguta.
Os ingressos limitados podem ser adquiridos pelo Sympla partir de R$ 145 + taxas o primeiro lote (as bebidas são comercializadas a parte). O evento acontece dia 25 de novembro, das 10h às 18h, no Rancho Tabacaray, que fica na Avenida Vicente Monteggia, 2662, Vila Nova, em Porto Alegre. Entre as atrações já confirmadas, shows com Leonel Gomez e Demétrio Xavier, oficina de desossa com Rafael Zanini, dança típica com direção de Diego Muller, Oficina de Afiação de Facas com Roberto Vianna, exposição de fotos e lançamento do curta: “El Topador volta as origens – um retorno a Fronteira”.
SERVIÇO
2º Almas del Fuego – edição Fronteira Seca
Dia 25 de novembro
Das 10h às 18h
Rancho Tabacaray – Avenida Vicente Monteggia, 2662, Vila Nova – Porto Alegre, RS
Ingressos limitados. Investimento: 1º lote: R$ 145 + taxas
Aquisição pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/festival-almas-del-fuego/2216322
Pet friendly (cuscos e gatos são bem-vindos!)
Menu
– Parrillada de Achuras (chinchulin, riñones, molleja e morcilla)
– Choripan Clássico (com chimichurri e limão)
– Empanadas (de cordeiro)
– Entraña (com chimichurri e batata doce)
– Cordeiro en la estaca (com purê de moranga e gremolata)
– Assado de Tira (com farofa de erva mate)
– Mix de legumes (abobrinha, cenoura, tomate, cebola)
– Menu especial para as crianças (Arroz, feijão e carne)
Sobremesas
– Arroz de Leite
– Alfajores
Programação:
10h – Roda de Mate – Adriano Alves (poeta e artista plástico retratando o pampa)
11h – Oficina de Desossa – Rafael Zanini
12h – Show com Demétrio Xavier
13h – Intervenção de Dança
17h – Show com Leonel Gomez
Exposição
Joao Pedro Krech (pintor)
Patrocínio Master: Patagonia e Baldo
Apoio: Fruki
Informações imprensa: Tati Feldens | 51.9.9836.8652