Chef Moacir Santana ensina a preparar bolinho de feijoada “arraso”

O Chef Moacir Santana, um dos destaques do programa Mestre do Sabor, da Rede Globo, ensina a fazer um bolinho de feijoada “arrasooo”. De preparo rápido é uma ótima dica para aproveitar e transformar aquela feijoada que está congelada em uma deliciosa entrada ou petisco.

Receitas Chef Moacir Santana

Bolinho de Feijoada (Criação da receita Chef Kátia Barbosa)

Ingredientes:

  • 1 kg de feijoada pronta
  • 1/2 maço de couve
  • 200 g de bacon picado
  • 100 g de farinha de mandioca
  • 3 dentes alho picado

Para empanar

  • 2 claras
  • 100 g de farinha de mandioca grossa

Modo de preparo

O primeiro passo é pegar a feijoada pronta e misturar com a farinha de mandioca até formar uma massa homogênea.

Em seguida esquente a frigideira e frite rapidamente o bacon. Reserve. Na mesma frigideira coloque azeite e doure os dentes de alho cortados em lâmina e, logo após, insira a couve para fritar junto com o alho, coloque um pouco de sal e pronto. Reserve também.

Os bolinhos

Primeiro passe um pouco de óleo ou azeite na mão para não grudar. Pegue com a mão uma pequena porção da massa da feijoada. Abra e coloque uma pequena porção de bacon e de couve. Feche os bolinhos.

Para empanar

Passe os bolinhos na clara de ovos e em seguida na farinha de mandioca.

Fritar

Esquente bem o óleo de sua preferência. Coloque os bolinhos em imersão e deixe fritar até ficarem dourados. Retire do óleo e deixe escorrer. E está pronto.

Dica 1: não colocar muita farinha na massa para não ficar pesado. O ponto correto é a massa derreter na boca.

Dica 2: A farinha de mandioca para empanar é do tipo grossa, para dar mais crocância aos bolinhos.

Sobre o Chef Moacir Santana

Natural de Lauro de Freitas, na Bahia, Moacir Santana começou sua trajetória na cozinha muito cedo. Ainda criança, no orfanato onde cresceu, já era o ajudante oficial das cozinheiras. Aos 16 anos preparava refeições para camarotes no carnaval de Salvador. Se formou em gastronomia aos 19 e mudou para o interior paulista, primeiro na cidade Jaú. Depois de três anos desembarcou em Bauru, onde passou por alguns restaurantes, fez bolo, acarajé, participou de eventos, até que virou sócio do Bar da Rosa, um dos mais requisitados estabelecimentos da região.

Nesse meio tempo participou do programa “Que Seja Doce”, do canal GNT. E, recentemente, esteve novamente na TV só que no badalado “Mestre do Sabor”, da Rede Globo. O carisma e a simplicidade do baiano cativaram a todos, tanto que o chef se transformou em um dos favoritos do público, mesmo com sua saída na semifinal do programa.

Instagram: https://www.instagram.com/chefmoacir/

https://www.instagram.com/bardarosabauru/

https://www.instagram.com/mostobauru/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos te ajudar?