Chef’s Table 2022

Avatar photo
Thiago Soares
10/09/2022
Tempo de leitura: 5 minutes

O essencial é invisível aos olhos. E ao paladar? Chef’s Table 2022 quer provar que não. Uma simples pitada de sal e uma colher de chá de açúcar podem passar despercebidas mesmo aos olhares mais atentos, porém, muitas vezes, é o que torna o prato perfeito ao paladar. O evento gastronômico nos propõe refletir sobre o que realmente importa na nossa vida, no nosso dia a dia, nas nossas relações e nas nossas experiências – inclusive com a comida.

O Chef’s Table promete encantar mais uma vez os admiradores da boa gastronomia com uma curadoria criteriosa e surpreendente durante três semanas, iniciando dia 26 de setembro, com jantares de quartas a sextas-feiras, e encerramento no dia 15 de outubro. Os participantes serão convidados, junto de renomados chefs nacionais e internacionais, a voltarem a atenção à essência da cozinha: A qualidade da comida, a origem dos ingredientes, o cuidado com o preparo e com a apresentação – e as sensações que a apreciação dos pratos nos proporcionam.

Resgatando o conceito do essencialismo na gastronomia para a retomada do evento, que costumava ser anual e sofreu um hiato devido à pandemia, Fernanda Guimarães e Lucas Cinti, idealizadores do projeto, dão a largada na programação mantendo o local de realização: O Instituto Ling. “Acreditamos que a associação a esse nome será novamente muito bem sucedida, já que há interesses absolutamente idênticos: exclusividade, design, gastronomia e o público que busca viver experiências ímpares”, afirma Fernanda. O projeto arquitetônico do espaço, que também seguirá a temática minimal, será assinado pela Bruta Arquitetura, administrada pela arquiteta Bruna Caldas.

Os ingressos estão à venda no site chefstable.com.br e a edição já tem três chefs confirmados, que estarão presentes, respectivamente, nas três primeiras semanas do evento:

Roberto Ravioli – Ícone da cozinha italiana, Roberto Ravioli destacou-se mundialmente com sua comida rica e criativa. Participa frequentemente de programas como o Mais Você e o É de Casa, da TV Globo. É o nome à frente do Empório Ravioli e da Casa Ravioli e é vice-presidente nacional da FIC – Federacione Italiana Cuochi. Em 2017, recebeu, em Nápoles, o prêmio de reconhecimento da FIC pelos mais de 25 anos dedicados à cozinha italiana de raiz no Brasil. No Chef´s Table, Ravioli irá trazer seus clássicos pratos italianos que prometem fascinar o público.

Dagoberto Torres – Nascido na Colômbia, o chef se dedica há anos ao estudo da cozinha do mar. Desde 2018, comanda o Barú Mariquería, restaurante em São Paulo que oferece um cardápio enxuto dedicado aos peixes e frutos do mar. Em 2019, a casa entrou no Guia Michelin RJ e SP, na categoria Bib Gourmand. Publicou, ainda, em parceria com a jornalista Patrícia Moll, o livro Ceviche – Do Pacífico para o Mundo. A obra que está em sua terceira edição, reúne receitas e um pouco da história e curiosidades desse prato.

Emerson Kim – Kim é de origem coreana, mas foi na culinária japonesa que se destacou internacionalmente. Seu novo restaurante Spicy Fish tem movimentado a cena gastronômica carioca com um cardápio criativo que une as culinárias japonesa e coreana. O chef já teve passagens pelas unidades do restaurante Nobu de Mikonos, na Grécia, e St. Morritz, na Suíça. Também esteve à frente do Black Sheep de Florianópolis e do Makoto do Shopping Cidade Jardim em São Paulo. Ele é pescador e entende como poucos da arte de armazenar e preparar peixes. O resultado é uma comida sempre impressionante, que lota todos os jantares no Chef’s Table, rendendo muitos elogios. Em 2021, levantou o troféu de melhor restaurante asiático pela Veja Rio.

Neste ano, o evento ganha uma versão especial que, além de todo o cuidado com a escolha e apresentação dos pratos, também terá total preocupação com a segurança e saúde dos clientes nesse retorno. Para isso, conta com o apoio de Eduardo César Tondo, professor titular do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICTA/UFRGS) e Doutor em Ciências (UFRGS).

Somando a esta edição, o Chef’s Table se une à organização Misturaí para que a iniciativa atinja muito mais pessoas. Furando bolhas, este coletivo de pessoas tem o propósito de promover a mistura de mundos para a construção de uma sociedade mais justa. Desde 2018, trabalha com comunidades vulneráveis da cidade, principalmente Morro da Cruz e Vila Planetário. Insumos não utilizados nos eventos serão doados ao Coletivo – dentre outras ações que estão sendo desenhadas e serão divulgadas em breve.

Sobre o Chef’s Table

Chef’s Table é um termo em inglês muito conhecido internacionalmente. Como na série homônima da NETFLIX, estar em uma “chef’s table” é a melhor maneira de, literalmente, comer na mesa do Chef de Cozinha. A experiência gastronômica, que é realizada ao redor do Mundo nos principais restaurantes, propõe uma degustação fora do menu regular, onde um limitado grupo de pessoas é servido com exclusividade e tem atenção especial do chef.

Serviço – Chef’s Table 2022

Onde: Instituto Ling – R. João Caetano, 440 – Três Figueiras, Porto Alegre – RS, 90470-260

Quando: a partir de 26 de setembro a 15 de outubro, jantares de quartas a sextas-feiras (fechado no dia 12/10 – encerramento no sábado, 15/10).

Valor: A partir de R$395,00 por pessoa (lote limitado)

Mais informações e ingressos: www.chefstable.com.br / Instagram: @chefstablebrasil