EVENTO CICSCONVERSA
No CICSConversa 2024, ocorrido dia 10/09, a CICS Canoas teve a honra de receber a renomada palestrante Kika…
Ver mais +
Uma proposta de emenda à Constituição (PEC 206) apresentada na Câmara dos Deputados estabelece a cobrança de mensalidades em universidades públicas brasileiras. O tema, QUE É MUITO POLÊMICO, enfrenta resistência de partidos de oposição e tem gerado controvérsia nas redes sociais.
A matéria está na 1º fase, da tramitação, da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). É tarefa do colegiado analisar as questões técnicas, pois não poderá ferir o princípio constitucional.
O que prevê o texto?
Que as universidades públicas passem a cobrar mensalidades, mas garanta a gratuidade para estudantes que não tiverem recursos suficientes.
De autoria do deputado federal General Peternelli (União-SP), a PEC tem parecer favorável pela sua tramitação do relator, deputado Kim Kataguiri (União-SP).
Foram muitos os ataques nas redes sociais, porém o relator se defendeu dos ataques argumentando que a proposta prevê a cobrança de mensalidade “só para os mais ricos”
Se aprovada na CCJ, a proposta será encaminhada para uma comissão especial e terá a responsabilidade de discutir o mérito. Depois, a PEC precisará de duas votações no plenário da Câmara antes de seguir para o Senado.
Conta para nós do DB: qual a tua opinião?