Com o terceiro lugar no ranking mundial de produtos para pets, o mercado brasileiro foca em itens de cuidados e higiene

Avatar photo
Leci da Silva
16/02/2022
Tempo de leitura: 5 minutes

Empresas como a Dog’s Care têm sido de grande relevância na elaboração de produtos específicos de cuidado e prevenção voltados a animais de estimação.

Há pouco mais de dez anos, o mercado de higiene, saúde e cosméticos para pets era praticamente inexistente no Brasil, com uma pequena linha de produtos mais básicos ocupando uma pequena parte das prateleiras de alguns mercados. Nessa época o mercado focava mais em vender brinquedinhos, deixando a higiene aos cuidados apenas de locais especializados em banho e tosa e a saúde para veterinários. Não por uma questão de desinteresse por animais, mas porque eram poucos os lares com animais de estimação e muitos sequer pensavam em dar atenção à saúde de seus pets como o faziam com os membros da família.

Se não tão antigamente assim os cuidados com a saúde dos pets se resumiam a vermífugos e, em último caso, a consultórios veterinários, hoje, visto que o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de produtos para pets, há uma grande variedade de produtos que contribuem para prevenir desde irritações e alergias comuns até doenças mais graves que podem surgir por falta de cuidados simples. Os brinquedinhos ainda ocupam as prateleiras, no entanto a procura maior voltou-se para os produtos de alimentação premium e itens de higiene e saúde.

Parte desse crescimento se deve à pandemia, quando as pessoas passaram a trabalhar em casa e o número de adoção de animais de estimação cresceu consideravelmente. Isso fez com que as pessoas desenvolvessem um relacionamento mais humanizado com seus pets, prestando mais atenção nos cuidados preventivos para proporcionar-lhes melhor qualidade de vida. No entanto, o excesso de cuidados nesse período gerou alguns equívocos que não passaram despercebidos aos olhos mais atentos de empreendedores do setor: “Quando surgiram os primeiros casos de covid e a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou o uso de álcool em gel para evitar a proliferação do vírus, muitas pessoas passavam álcool até nas patas dos pets por falta de informação, e isso é extremamente perigoso, por isso criamos uma linha completa com diversas finalidades e ingredientes selecionados para evitar situações como essa”, afirma Carolina Vaz, fundadora da Dog´s Care, empresa especializada em produtos de higiene e beleza para pets.

No mercado desde 2006, a empresa surgiu por conta de uma necessidade da Jully, a Llhasa Apso da Carolina. Diagnosticada com ovário policístico, Jully sangrou ininterruptamente por 60 dias, sujando paredes, tapetes, sofá e a casa toda. Carolina, diante do caos, testou tudo que havia disponível no mercado e por fim testou adaptar-lhe uma fralda de bebê e deu certo. “Embora tivesse funcionado, dava muito trabalho recortar e deixar a fralda do tamanho ideal para ela”, afirma Carolina. Foi quando percebeu que não existia no mercado fraldas para pets, e lhe ocorreu a ideia de ocupar esse nicho, ainda, inexistente e tão necessário.

Hoje a empresa conta com mais de 30 itens, que vão de acessórios para adestramento a produtos de cuidados, higiene e beleza. Recentemente, no final de 2021, a Dog’s Care participou da 19ª edição da Pet South America, onde apresentou a Day Care, sua nova linha de produtos com nanotecnologia, voltados principalmente para cuidados e higiene, como perfume em creme, hidratante de focinho e até um produto para realizar a limpeza das dobrinhas, comuns em algumas raças. “A nanotecnologia permite a penetração profunda dos produtos na pele, ou seja, eles não se perdem antes de alcançar suas partes internas, ao contrário dos produtos convencionais, só liberando o ativo quando chega na profundidade ideal para o nutriente agir”, ressalta Carol.

A linha Day Care é indicada para os cuidados diários com os pets e possui cinco produtos no total: limpa orelhas, limpa patas 70, perfume em creme, hidrata focinho e creme dental. Já a linha de dermocosméticos vai além da beleza, proporcionando saúde e podendo ser utilizada em protocolos específicos de tratamentos dermatológicos e oftalmológicos. Ela conta com quatro itens: limpa face, limpa dobrinhas, limpa lágrimas e hidrata patinhas. Eles são produzidos com Nanotecnologia, óleo de camomila nanoencapsulado, indicado para limpeza e clareamento dos pelos e o Nano Hydrate, para proporcionar uma hidratação bem profunda em áreas mais sensíveis.

Os produtos são desenvolvidos com nanotecnologia, ou seja, agem nas camadas mais profundas da pele, atuando na saúde e bem-estar do pet, ao contrário dos cosméticos comuns, que agem apenas superficialmente visando só o embelezamento. Além da nanotecnologia, alguns produtos levam D-Pantenol em sua formulação, que atua na hidratação da pele, já que é capaz de atrair e reter umidade, e em sua renovação e cicatrização.

Além disso, as nanocápsulas formam uma camada oclusiva sobre a pele evitando a perda de água e auxiliando na manutenção da hidratação cutânea. Outra tecnologia presente nos produtos é o Nano Hydrate, blend de óleos vegetais nanoencapsulados, indicado para hidratação profunda da pele e do pelo. Ele traz em sua composição óleo de coco, óleo de argan e óleo de abacate, que restauram a hidratação da pele, prevenindo ressecamento, irritação e prurido.

Quando o assunto é saúde dos pets, uma coisa é certa: investir em prevenção é a maneira mais eficaz de se evitar constantes visitas ao veterinário e melhorar a qualidade de vida deles. Para mais informações, acesse: www.dogscare.com.br

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESSAS NOTÍCIAS, CONFIRA!

Marcelo Duque faz apresentação em Porto Alegre

O stand up “Tira o Pé do Palco” será às 20h no Teatro do CIEE O humorista Marcelo Duque,…

Ver mais +

Galeto Mamma Mia abre operação express no Bourbon Canoas

Novidade é a terceira franquia da tradicional marca de restaurante de Gramado na cidade de Canoas   Em…

Ver mais +

Luiza Helena Trajano participa do programa Chá de Clareza

Um bate papo descontraído entre amigas pode ser uma lição de vida e de empreendedorismo. Luiza Helena Trajano,…

Ver mais +

Novo filme “A queda” trás reviravolta emocionante 

Lançado em 29/09, o suspense: “A queda”, da Paris Filmes, trás a história da alpinista Becky, interpretada por…

Ver mais +

Coquetel de lançamento marca entrada oficial do Grupo Plaenge na capital…

Na última quinta-feira, 29 de setembro, ocorreu o Coquetel de celebração da chegada oficial do Grupo Plaenge na…

Ver mais +

Floripa Conecta une os principais PIBs da cidade: turismo e tecnologia

O evento atraiu 12 mil turistas fora da temporada, aqueceu a economia local em pleno inverno, movimentou R$15…

Ver mais +

Concurso literário “Gramado, a casa do Natal Luz” é lançado nesta…

Nesta sexta feira, 30 de setembro, às 16h, na sala da presidência da Gramadotur, acontece o lançamento do…

Ver mais +

ParkShopping Canoas celebra Dia das Crianças

Os pequenos terão diversão garantida no ParkShopping Canoas no mês de outubro. Até o dia 24/10, a exposição…

Ver mais +

Fundação Tênis e o esporte no Vaticano 

Um representante da Fundação Tênis, viajou para Roma, na Itália, nos dias 29 e 30 de setembro. A ONG foi convidada…

Ver mais +