Dia Internacional da Língua Portuguesa

Avatar photo
Fabiani Fortes
06/05/2022
Tempo de leitura: 2 minutes

A data é 5 de maio, dia de comemorar o Dia Internacional da Língua Portuguesa. A data foi oficializada em 2009, com o objetivo de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes de Língua Portuguesa.

De acordo com a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, a nossa língua é falada por nove países, distribuídos em quatro continentes.

Na América: Brasil

Na África: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné  Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe

Na Ásia: Timor-Leste

Na Europa: Portugal

Em outros territórios, a língua portuguesa é também falada, como: Macau, na China; Damão e Diu, no território da União da Índia; Goa, na Índia; Malaca, na Malásia; Ilha das Flores, na Indonésia; Batticaloa, no Sri Lanka; e Ilhas ABC, no Caribe.

Governos e sociedade civil celebram a importância do idioma como parte da identidade dos povos lusófonos.

Ao todo são 280 milhões de falantes no mundo. O português é conhecido como língua românica ou neolatina. Nosso idioma faz parte das línguas oficiais da União Europeia, Mercosul, União das Nações Sul-Americanas e União Africana.

A comemoração tem como objetivo possibilitar e também chamar atenção para as questões idiomáticas da língua e culturais da lusofonia, em consequência uma integração entre os povos desses nove países.

A Língua Portuguesa está no ranking da quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul.

Podemos dizer que todos os países que falam português foram colonizados por Portugal, sofrendo, portanto, influência desse país e agregando seus costumes. São muitas as variações da língua e elas refletem o encontro entre portugueses, povos nativos e imigrantes que habitam cada uma dessas nações.