BRZ Fruits chega com o sabor amazônico a Porto Alegre
Um novo espaço para saborear o gosto autêntico da Amazônia foi inaugurado no Barra Shopping Sul, em Porto…
Ver mais +
Uma vida financeira estável/controlada é fundamental para os que sonham com o crescimento do patrimônio, realização de objetivos ou até mesmo para os que sonham com investimentos.
A maioria das pessoas considera que é muito difícil fazer a organização financeira e sempre deixam para depois, muitas vezes, acumulando dívidas, financiamentos e mais contas.
A educação financeira é o primeiro pilar de sucesso. Infelizmente, o Brasil ainda não é um país onde a educação financeira é ensinada na escola.
No Brasil, a educação financeira vem conquistando espaço como política de Estado a partir da publicação do Decreto nº 7.397, de 22 dezembro de 2010, que instituiu a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef).
Convidamos a Paola Baldasso Bertoletti, Contadora, pós-graduada em Gestão Hospitalar, Direito do Trabalho e Auditoria para falarmos sobre o assunto.
DB: O que é ter uma vida financeira estável?
Uma vida financeira estável provém de um possível equilíbrio de todas as áreas da nossa vida. Não basta cuidar dos valores recebidos e pagos no mês, sem pensar em suprir quais necessidades estamos passando no momento, tais como situações de saúde, bem estar no lar, relacionamentos saudáveis, etc. E tudo isso exige um planejamento! Atender as reais necessidades por que passamos é investir em si, a fim de colher frutos de uma vida financeira futuramente equilibrada. Sim, é possível ter uma vida financeira estável.
DB: É possível economizar dinheiro mesmo no atual cenário de crise?
O atual cenário de crise acende um alerta. Atrai olhares para as reservas que adquirimos ao longo do exercício financeiro. Quando não há reservas, nos impulsiona a pensar em tê-las, mesmo que em um futuro distante. Embora seja desafiador, acredito que em tudo que depositamos a nossa energia, com intenção, gera resultados. Mas é necessária a ação, não ficar inerte quando a situação aperta. Buscar uma renda extra pode ser uma saída para aliviar as tensões nesse momento. Sim, sempre é possível economizar dinheiro.
DB: Você pode dar uma dica de tecnologias que possam auxiliar na gestão de finanças? Utilizar meios digitais para acompanhamento dos gastos diários pode auxiliar no processo, tais como os próprios apps dos bancos. Programar junto ao banco uma notificação de cada gasto ocorrido no cartão de crédito, por meio de SMS, auxilia na conciliação bancária do cartão em tempo real. Uma dica também é segregar os gastos, principalmente a alimentação. Separar um valor específico no mês para alimentação e sacar ou ainda reservá-lo em uma conta especifica utilizando o sistema de débito. A estratégia aqui é visualizar o dinheiro diminuindo e possibilitar algumas contenções durante o mês, não só ao final dele, quando faltar valores. A ideia é não trabalhar só para pagar as contas, mas poder investir. Se organizar para pagar antecipadamente as atividades físicas, cursos, tendo em mente que, após ter economizado o valor, se pode concretizar os gastos. As planilhas utilizadas no programa Excel tendem a ser uma ótima ferramenta para análise, ou mesmo o papel, desde que acompanhado diariamente. Entendo que a educação financeira pode auxiliar muito no processo, indico a profissional: @febertacco.financas