Racismo marca postagens nas redes sociais no mês de maio
Durante o mês de maio, a temática de racismo se destacou como assunto central nas postagens de redes…
Ver mais +
para educação infantil
Nova Santa Rita inaugura quarta Sala Maker
e segunda Sala de Leitura do Município
Em uma cerimônia realizada na tarde de 12 de setembro, com a presença do Prefeito Rodrigo Battistela, da secretária municipal de educação e cultura Maria Rita Feijó, da diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Paulo Freire Carla Daiane da Silva, da presidente da Câmara Municipal de Vereadores Iêda Bilhalva (MDB) e dos vereadores Rodrigo Pedal (PT) e Débora da Causa Animal (MDB), na Escola Municipal de Educação Infantil Paulo Freire, no bairro Berto Círio, em um momento histórico para a comunidade santa-ritense, foram inauguradas a quarta Sala Maker e a segunda Sala de Leitura do município de Nova Santa Rita.
De acordo com a Wikipédia, “A cultura maker se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e com diversas funções. Maker é uma palavra em inglês que significa fazedor, no sentido de criador, realizador, fabricante.”
A sala Maker, portanto, possibilita aos 191 alunos, do berçário ao pré dois, que frequentam a instituição em turno integral, poder construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos. “Nesse primeiro contato dos estudantes vimos a emoção ao encontrar o espaço totalmente novo, decorado, pintado e pronto para ser utilizado, com todo material arrumado e à disposição deles. É a educação que transforma, é a educação que garante um futuro melhor para cada um. É isso que queremos disponibilizar para eles”, diz o prefeito Battistela.
A nova Sala Maker está equipada com máquinas de fabricação digital, como impressora 3d, cortadora a laser e plotter de recorte, com todo mobiliário é adaptado para atender a demanda e a estatura física de seus alunos.
Já a Sala de Leitura, contando com 100 exemplares de obras infantis, não só incentivam o contato dos pequenos com a leitura e o mundo lúdico dos livros, mas também estimulam sua criatividade. “Acreditamos que o futuro do nosso país são jovens e crianças. Esse processo depende da leitura, do aprendizado e para termos seres humanos transformadores, independentes e pensantes, precisamos promover acesso ao conhecimento, para que possam ter suas profissões e, com isso, fazerem um país diferente”, expressa o prefeito.
Considerado mais um momento histórico para a comunidade, ambas ideias foram buscadas pelo Executivo na cidade cearense de Sobral, durante uma visita de uma comitiva da cidade no Estado.
A inauguração ocorreu na data de aniversário da Escola Municipal de Educação Infantil Paulo Freire, de Nova Santa Rita, e teve parabéns e bolo para comemorar o momento. “Aqui eles serão incentivados a trabalhar a criatividade por meio da aplicação de atividades e projetos interdisciplinares com uso de tecnologia, objetos recicláveis e outros materiais”, assevera o prefeito Battistella, acrescentando que “Queremos transformar o ensino de Nova Santa Rita referência no Estado do Rio Grande do Sul. Já começamos esse movimento, que só vai crescer”.
Asseverando que, além da Escola Municipal de Educação Infantil Paulo Freire e da Escola Municipal Ensino Fundamental Treze de Maio, que teve a primeira sala de leitura no município, também as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Antônio Alfredo Amorim e Rui Barbosa receberão, brevemente, o equipamento, a Secretária Municipal de Educação e Cultura Maria Rita Feijó conclui que “com certeza, será uma bela ferramenta de apoio à educação nas escolas para os professores, funcionários e voluntários promoverem a leitura e até utilizá-la para armazenar outros livros e materiais pedagógicos”.