Encontro de Primavera da OPEN Feira de Design traz um final de semana de experiências para o Viva Open Mall

A primavera vai chegar mais cedo na OPEN Feira de Design. O encontro acontece no sábado e domingo, dias 11 e 12 de Setembro, no Viva Open Mall (Nilo Peçanha, 3228). Nesta edição, a proposta é conduzir os visitantes por uma experiência diferente de imersão na cultura do design feito à mão. O Espaço Primavera vai apresentar o trabalho de diversos designers do segmento botânico, trazendo para a OPEN todo o clima da estação que está prestes a chegar.

A novidade desta edição é a presença de monitores na feira, um time de estudantes de design treinados pela curadora Camila Farina, vai oferecer apoio e visitas guiadas aos visitantes, levando informações sobre os designers, seus processos e todos os cuidados  relativos à sustentabilidade, originalidade e autoria das peças. Além disso, os estudantes trarão informações sobre a proposta do projeto OPEN Design Independente e sua inspiração nas feiras de design de Buenos Aires.

    O público poderá conhecer 45 marcas no sábado e 30 no domingo. A cuidadosa curadoria traz designers do Sul do Brasil com produção nas áreas de mobiliário, decoração, moda, brinquedos e utilitários em geral. Os produtos são de marcas locais, lideradas por empreendedores criativos de todo o Estado, destaque para a Vasos Raiz e seus vasos e jardineiras autoirrigáveis que aliam praticidade, segurança e higiene, perfeitos para o cultivo de jardins e hortas urbanas. Outro exemplo é a marca  Terracota, que traz para o encontro plantas garimpadas com muito cuidado em vasos pintados manualmente com design minimalista. Ainda no clima primaveril a Floresce Alquimias apresenta sua perfumaria botânica, que utiliza hidrolatos e extratos vegetais através de um processo próprio de cultivo agroecológico e livre de compostos sintéticos e derivados do petróleo. A Sobra e seus acessórios e itens de decoração criados manualmente em cimento, leva a ressignificação dos resíduos para a feira, pois seus objetos são moldados a partir de embalagens que foram descartadas (potes de shampoo, cartela de remédio, entre outros, dão forma para brincos, vasos, velas). Os visitantes poderão ainda assistir, no domingo, ao vivo, a designer têxtil Tati Laschuk realizar o processo de estamparia com elementos naturais.

Editorial na Feira

Um editorial será clicado ao vivo na feira. A designer e ex-expositora Giovana Pegorer vai montar um estúdio fotográfico e registrar looks com as marcas de moda e acessórios participantes do evento. As imagens serão divulgadas nas redes sociais da OPEN.

Convidada de Design

Convidada de Design nesta edição é a designer Alessandra Lago, que trouxe o despertar da Primavera para a identidade visual da feira, propondo um olhar inusitado para as flores, um olhar para o antes do desabrochar, que também é belo, já que ali reside toda a sua força. Um olhar para a flor vista por outros ângulos, não usuais. “Para chegar na primavera a gente tem que encarar o frio, o escuro, o inverno e se retrair, é o que aconteceu com a gente na Pandemia. Mas existe vida aqui dentro, como na natureza, precisamos fazer essa vida renascer”, diz Alessandra. Publicitária e diretora de arte, já integrou times das maiores agências do país e hoje se dedica a seu próprio negócio criativo, o estúdio Alma Gorda, que trabalha em projetos especiais, usando o talento manual e criativo da Ale para levar ao mundo mais alegria.⠀

Ecosacola OPEN

sacola produzida a partir de sacas de malte pela Agrária poderá ser adquirida pelo valor de R $35,00 no lounge da feira e em expositores sinalizados, ou por R$15,00 nas compras acima de R$200,00 em um único expositor. A parceria com a Agrária busca incentivar o público a reduzir o consumo de embalagens. O valor é destinado a produção das sacolas pelo Coletivo Cós, de costura consciente. O coletivo dá formação e suporte a costureiras e prioriza o uso de matéria prima de reuso, estimulando processos e condições de trabalho mais humanas.

Sobre o evento:

A OPEN Feira de Design nasceu em 2015, quando Camila Farina, professora de cursos de Design em Porto Alegre e diretora da Agência Cultural Maria Cultura, decidiu usar seu networking para reunir o melhor do design local e regional (hoje também recebendo marcas nacionais em algumas edições). Sua ideia nasceu das viagens de estudos com os alunos a Buenos Aires, onde as feiras de design acontecem em cada esquina. O conceito “design independente” foi usado, desde então, para dar conta dessa produção não industrial de peças nas seguintes áreas: moda, mobiliário, decoração, brinquedos, utilitários em geral.

A OPEN se destaca pela curadoria afinada de marcas expositoras com foco no designer independente e no incentivo a esse pequeno empresário, que junto da feira, trilha seu caminho para o desenvolvimento e crescimento. Pensar na OPEN é considerar conceitos como produção local, empreendedorismo criativo, design autoral e responsabilidade social e ecológica. A feira movimenta de 30 a 140  empreendedores locais por edição e proporciona um ambiente de convívio e lazer aos seus visitantes, sempre oferecendo conteúdos relevantes em oficinas, palestras, conferências e atividades para adultos e crianças. A proposta da feira é ser uma alternativa aos shoppings e lojas tradicionais, proporcionando contato com produtos de alta qualidade, produzidos no Brasil por pequenos empreendedores, buscando estimular e incentivar o consumo consciente e o contato direto com os designers e criadores.

A OPEN traz em suas feiras um olhar sobre o design nacional através dos eventos e negócios da marca: Salone Review 2019, OPEN Tools, OPEN Select, OPEN Pop e OPEN Especial. Em função da Pandemia do COVID-19 e da consequente crise econômica que afetou diretamente o evento e seus expositores, a feira apostou em uma versão online configurada em um marketplace: a OPEN Design Store (opendesignstore.com.br). Nesse modelo, a feira já recebeu mais de 50 marcas.

A OPEN Feira de Design é realização de Maria Cultura e tem apoio do Viva Open Mall e DuJour Comunicação.

Sobre o Viva Open Mall

Combinando conveniência e bem-estar, a estrutura conta com um mix de lojas e serviços completos, além de um centro gastronômico irresistível. Um espaço feito para curtir o passeio em segurança, com ampla circulação de ar e protocolos adequados de prevenção à transmissão do COVID-19. O local conta com estacionamento próprio.

Serviço

O que – OPEN Feira de Design

Onde – Viva Open Mall (Shopping a céu aberto localizado na Avenida Nilo Peçanha, 3228, Porto Alegre – RS. Próximo ao Parque Germânia)

Quando – Dias 11 e 12 de Setembro de 2021

Horário – Sábado das 11h às 19h e Domingo das 11h às 18h

Site OPEN: https://www.openfeiradesign.com/encontro-primavera-2021

Instagram OPEN: https://www.instagram.com/open_feiradedesign/

A feira segue observando todos os cuidados para o controle do contágio do Covid-19 determinados pelo município. Permanece obrigatório o uso de máscara e será disponibilizado álcool em gel aos visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos te ajudar?