ESPM e prefeitura de Porto Alegre lançam maratona de soluções inovadoras para estudantes

A hack START POA 250 vai propor soluções para os problemas da capital gaúcha, em comemoração aos seus 250 anos

Porto Alegre, 5 de novembro de 2021 – A ESPM POA, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre – Gabinete da Inovação, acaba de abrir inscrições para o hack START POA 250, hackathon da Incubadora da ESPM. A maratona de soluções criativas e inovadoras é direcionada a estudantes da ESPM e de cursos de graduação de outras faculdades e universidades e alunos de escolas públicas e particulares do ensino médio do Rio Grande do Sul.

O objetivo do hackaton é desenvolver ideias e soluções para os problemas de Porto Alegre que em março de 2022 comemora 250 anos de fundação. Os temas abordados são sustentabilidade, turismo, acessibilidade, representatividade e tecnologia.

As equipes serão guiadas pelo método Double Diamond e passarão por quatro fases:  definição e validação do problema, apresentação da ideia norteadora, desenvolvimento e entrega. “Ao final, os participantes deverão apresentar um vídeo no estilo pitch e material complementar, com a defesa da sua solução e um protótipo livre e experimental que indique viabilidade e relevância”, diz Guilherme Bertoni Machado, professor e coordenador da Incubadora START na ESPM.

As inscrições terminam em 7 de novembro e o evento será realizado, de forma online pela plataforma DISCORD, nos dias 10 e 11 deste mês com divulgação dos ganhadores no dia 12/11. Todo o processo será acompanhado pelos professores da ESPM por meio de mentorias especializadas. “Uma banca de avaliadores analisará os critérios de aderência, inovação e relevância, viabilidade técnica e comercial, execução e pitch”, afirma Bertoni.

As três primeiras equipes de cada categoria (sênior e júnior) com a maior pontuação receberão certificado ESPM/Prefeitura de Porto Alegre – Gabinete da Inovação, horas de atividades complementares e os seguintes prêmios:

  • Ouro: curso da AAA Inovação, startup que oferece cursos, consultorias, workshops e conteúdos sobre  inovação, negócios e tecnologia,  para cada participante + inscrição na Incubadora da ESPM.
  • Prata: vale da Livraria Cultura para cada participante + inscrição na Incubadora da ESPM.
  • Bronze: inscrição na Incubadora da ESPM.

O hack START POA 250 tem apoio da Pacto Alegre, movimento que busca transformar o município em referência como ecossistema global de inovação, SEBRAE RS e AAA Inovação.

 

SERVIÇO – hack START POA 250

Inscrições – até 7 de novembro – e informações: https://awards.espm.edu.br/hackathon/

Data do evento: de 10 a 12 de novembro, online

 

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos te ajudar?