Brasil na 65ª posição na avaliação de estudantes entre 81 participantes…
Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022, divulgados nesta terça-feira (5), confirmaram o que…
Ver mais +
Os filtros nos stories são algumas das alternativas para quem não teve tempo de produzir aquela make bafônica, ou porque quer se divertir com a variedades de filtros existentes nas redes sociais.
Os filtros do Instagram têm sido uma “febre” entre os usuários, desde que a rede social passou a permitir a criação de vários deles.
São muitas as opções de filtros de beleza, animações, bem como paisagens, que ajudam na hora de tirar aquela selfie.
Existem os que alteram a aparência facial, deixando alguns deles com traços e padrões irreais e até irreconhecíveis, inclusive bronzeamento, aumento da boca, diminuição do nariz, entre outros.
Mas existe o outro lado do uso dos filtros, que são os usados para esconder partes do rosto que o usuário acha que está em descordo harmonicamente, ou que simplesmente não aceitam nas suas aparências.
E é nessa hora que devemos ter cuidado, principalmente pais de adolescentes, pois existe a chamada dismorfia do instagram, que são recursos usados no aplicativo que “filtram” tudo aquilo que possa ser considerado como um defeito no visual (uma pinta, uma mancha, uma olheira, o nariz grande, o pequeno).
A dismorfia corporal é um transtorno psicológico em que existe preocupação excessiva pelo corpo, fazendo com que a pessoa sobrevalorize pequenas imperfeições ou imagine essas imperfeições, resultando num impacto muito negativo para a sua auto-estima, além de afetar sua vida no trabalho, escola e no convívio com amigos (fonte: tuasaude.com).
O resultado são pessoas, principalmente jovens , procurando serviços de cirurgia plástica na tentativa de mudar seus rostos para como veem e exibem nas plataformas de imagens e vídeos.
A dica é usar os filtros para se divertir, pois como disse a atriz Samantha Schmütz em sua reflexão nas redes sociais: “Acho que tá perigoso esse negócio de filtro que afina as feições, que muda a sua cara, a não ser que você esteja usando de brincadeira mesmo. Mas tem várias pessoas que usam como se elas fossem assim, falam naturalmente com aquele filtro que deixa o nariz igual ao Michael Jackson”.
Bora abusar das brincadeiras e dos filtros de maneira saudável?