Geladeiras usadas viram arte e equipamento cultural nas mãos de artistas gaúchos

Projeto Geloteca transforma geladeiras velhas em bibliotecas. São mais de 85 espalhadas pela região metropolitana de Porto Alegre e litoral gaúcho

Que destinos imagináveis daríamos para uma geladeira que não tem mais serventia? A maioria das pessoas descartaria em ferros velhos ou ecopontos, mas graças ao projeto Geloteca, que conta com a parceria da marca de tintas spray Paris 68, as velhas geladeiras aposentadas passaram a levar cultura para pessoas em vulnerabilidade social da região metropolitana de Porto Alegre e do litoral gaúcho.

Criado em maio de 2020, o projeto idealizado por Adriano Dplay, em Canoas (região metropolitana de Porto Alegre), reúne artistas e grafiteiros do Rio Grande do Sul para incentivar o hábito da leitura e contribuir com o meio ambiente, minimizando o descarte de lixo. “Os refrigeradores funcionam como um elo entre quem busca novas leituras e os interessados em doá-las. Cada geladeira recebe uma arte única, criada por um artista convidado que deixa sua mensagem por meio do graffiti, agregando valor estético à peça e chamando a atenção de novos leitores”, explica o fundador.

Desde o início do projeto, mais de 85 Gelotecas já foram produzidas e espalhadas por mais de 15 cidades da região metropolitana de Porto Alegre e do litoral gaúcho. Agora, em parceria com a Paris 68, o objetivo é ultrapassar a marca de 100 Gelotecas instaladas no estado até o final do ano.

Mais de 28 artistas já passaram pelo projeto, aumentando a visibilidade do graffiti na região. Guilherme Menezes é um deles e ressalta a importância das Gelotecas: “A arte nas geladeiras traz a revitalização de um objeto que até então seria lixo. Elas passam a ser uma “tela” para o artista mostrar um pouco do seu trabalho”, conclui o artista.

A iniciativa chamou a atenção da Paris 68, marca de tintas spray da Baston Aerossóis, que firmou parceria com o projeto para ampliar as produções de Gelotecas e oferecer aos artistas tintas de qualidade para a execução de suas obras.

“Enxergamos no projeto uma oportunidade de exercer nossa contribuição social e ajudar a levar cultura e arte para regiões que precisam de visibilidade e apoio. Além disso, o projeto está ligado ao nosso compromisso de reduzir impactos ambientais e contribuir significativamente para o meio ambiente”, explica Paula Stuczynski, coordenadora comercial da Paris 68.

Gelotecas de Alvorada

Antes da chegada das Gelotecas, os moradores do bairro Vila Isabel, na cidade de Alvorada (região metropolitana de Porto Alegre), não tinham acesso livre e direto aos livros. Com o projeto, as crianças ganharam literatura infantil e a comunidade passou a ter acesso à cultura.

Com quatro Gelotecas instaladas nas ruas, as crianças tiveram seu primeiro contato com a arte e com os livros. Jessé Brasil é um dos grafiteiros convidados para restaurar as Gelotecas e foi o responsável pela chegada do projeto na Vila Isabel. Hoje, ele se emociona ao ver o bairro onde nasceu, cresceu e vive até hoje se transformando culturalmente.

“A arte muda vidas! Uma criança hoje de periferia pode estar vendendo droga por não ter acesso à cultura e à arte, muitas delas nunca seguraram um livro, agora estamos contribuindo para essa realidade ser transformada”, declara Jessé.

Com o lema “Se você quer um livro pegue, se você tem um livro doe”, o projeto disponibiliza todos os endereços das Gelotecas em sua página no Instagram (@projetogeloteca) para as pessoas interessadas em doar ou emprestar um livro.

A Paris 68

É uma tinta spray fabricada e distribuída pela Baston Aerossóis. Possui um catálogo com 103 cores desenvolvidas com ajuda de artistas, com essência suave e pigmentos de alta qualidade, proporcionando maior cobertura e rendimento. A marca tem como objetivo entregar alta variedade de cores e qualidade para encantar o público mais exigente, de profissionais à apreciadores da arte urbana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos te ajudar?