Guerra Cibernética é tema de podcast sobre Segurança da Informação

Avatar photo
Leci da Silva
28/03/2022
Tempo de leitura: 2 minutes

A guerra entre Rússia e Ucrânia não se limita apenas ao espaço geográfico, ela também é virtual. E os possíveis impactos desse conflito cibernético para as empresas e para a Segurança da Informação serão o tema do próximo episódio do PodcasTI, realizado pela Netfive, empresa especializada no assunto.

No dia 29 de março, a partir das 18h, a série de programas, que aborda temas da área da tecnologia, chega a seu 9º episódio com a participação de Maurício Corrêa, CTO da XLabs Security, e Daniel Scherer, CIO da Auxiliadora Predial. Eles avaliam como a guerra cibernética pode afetar o Brasil, quais os principais alvos dos ataques, entre outras questões.

Guerra e as novas técnicas de ataques

Segundo Vagner Christ, especialista em segurança da Netfive, a guerra trouxe novas técnicas ou variantes de malwares, que são softwares intencionalmente criados para causar danos. Porém, os “caminhos” utilizados para os ataques permanecem os mesmos: os chamados phishings (aqueles e-mails que recebemos com links duvidosos), vulnerabilidades já existentes nos sistemas ou sites, além de dados e senhas vazados. “As empresas precisam continuar investindo em segurança da informação, para evitar os ataques e ter planos consistentes de recuperação de dados. Se elas ainda não fazem isso, devem começar a fazer logo independente do conflito”, avalia.

O PodcasTI Guerra & SI será transmitido ao vivo pelo LinkedIn e pelo Youtube da Netfive e ficará disponível nas plataformas Spotify e SoundCloud. Mais informações podem ser conferidas em www.podcasti.com.br/