Ilha da Madeira busca certificação de Destino Turístico Sustentável

Diário de Bordo
01/03/2022
Tempo de leitura: 4 minutes

A Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, iniciou o processo para obtenção de certificação de turismo sustentável com a EarthCheck, entidade reconhecida pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). O projeto, que terá participação de toda a comunidade local, visa reforçar o desenvolvimento integrado do destino de forma sustentável.

Para Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, “este é um passo natural e fundamental na afirmação da Madeira enquanto destino turístico de excelência global, tanto pela segurança quanto pelos atrativos. Ao mesmo tempo, é um destino capaz de gerar uma procura diferenciada, apostando na promoção do desenvolvimento sustentável do território nas suas diversas vertentes: ambiental, econômica, social e cultural. Pretendemos envolver toda a comunidade local neste processo porque acreditamos que um território excelente para quem visita é capaz de gerar bem-estar para os residentes”.

O primeiro passo oficial para este percurso foi a criação da Organização de Gestão do Destino (DMO) da Ilha da Madeira, entidade responsável pelo planejamento, coordenação e supervisão do processo de certificação da Madeira como Destino Turístico Sustentável. Ela é constituída por vários Grupos de Trabalho e um Conselho Consultivo, que deve planejar, analisar, coordenar, desenvolver e valorizar ações que envolvam os múltiplos players e que visem cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) definidos pela ONU e critérios de sustentabilidade do GSTC.

Os Grupos de Trabalho são formados por representantes do Governo Regional da Madeira e de entidades representativas dos interesses regionais, entidades associativas representativas da sociedade civil, empresas e comunidade local, enquanto o Conselho Consultivo é presidido pelo Secretário Regional de Turismo e Cultura e composto por entidades públicas, associativas ou privadas, representativas dos interesses diretamente relacionados com a temática da sustentabilidade.

Os próximos passos envolvem a definição da Política de Sustentabilidade do destino, assim como a realização de um benchmarking com vários KPIs (Key Performance Indicators) qualitativos e quantitativos, um Plano de Avaliação de Riscos e um Plano de Ação para a Sustentabilidade.

O projeto conta com o apoio e assessoria do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) de Portugal, entidade especializada no desenvolvimento de planos estratégicos e de marketing turístico, estratégias de comunicação e promoção turística, processos de certificação de sustentabilidade para o turismo e produção de informação turística. A meta da Madeira é cumprir os objetivos até o final deste ano, quando será feita uma auditoria para rever os dados recolhidos durante o benchmarking e toda a documentação.

O destino também pretende desenvolver uma identidade visual para esta novidade com o objetivo de estimular a associação imediata do projeto à marca Madeira e aos seus valores inerentes, bem como maximizar o conhecimento do programa pelos cidadãos, visitantes e stakeholders.

O processo poderá ser acompanhado por um site, que será lançado ainda no primeiro semestre de 2022, e nas redes sociais, que contarão com vídeos e fotos que destacam o destino nas várias vertentes de sustentabilidade.

No final do processo, será lançado um filme promocional composto por entrevistas com os principais agentes do setor e imagens dos principais atrativos turísticos, bem como de alguns elementos relacionados com indicadores de avaliação do processo.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.