Kombucha e Kefir os probióticos do momento

Avatar photo
Bebeto Azevedo
01/01/1970
Tempo de leitura: 3 minutes

Entenda como esses alimentos probióticos auxiliam na nossa saúde

Estudos de diversas nacionalidades vem comprovando a importância e eficácia dos alimentos probióticos na alimentação humana. Mas você sabe o que são probióticos? Pode parecer assustador, mas a verdade é que nosso corpo é colonizado por inúmeros microrganismos “do bem” cuja função é auxiliar no combate a microrganismos invasores, entre outras funções. No meio dessa turma, estão os que vivem no nosso intestino, aos quais chamamos de microbiota. Aí que entra o reforço dos alimentos probióticos. Esse termo vem do grego “pra vida” e segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – os probióticos são microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde como um todo.

Como funcionam os probióticos?

Assim que os alimentos probióticos são ingeridos e chegam ao intestino, as bactérias presentes neles se somam a microbiota já existente no intestino, ou seja, elas são um reforço para a flora intestinal. Essa microbiota “reforçada” pelos probióticos consegue absorver melhor nutrientes como ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, além de facilitar a digestão. Já que os probióticos fazem maravilhas pela nossa saúde, que tal inseri-los na sua alimentação? O kombucha e o kefir são os queridinhos do momento.

O kombucha é uma bebida feita a partir de um chá adoçado e fermentado por uma colônia chamada scoby. Essa fermentação resulta em uma bebida gasosa, cheia de probióticos e que caiu no gosto da galera natureba.

O kefir também é uma bebida fermentada, e o mais comum é o kefir de leite. Após a fermentação dos grãos de kefir no leite, o resultado é um iogurte natural e probióticos. O iogurte do kefir pode ser usado como base em diversas receitas ou ser consumido como iogurte misturado a frutas. Para saber mais sobre o kombucha e o kefir, pesquise nas redes sociais. Existem cursos gratuitos e grupos dedicados exclusivamente a troca de receitas, experiências e doação de scoby e grãos de kefir.

Benefícios que os probióticos trazem pra nossa saúde

Além de combater agentes patogênicos, eliminar toxinas, regular o trânsito intestinal, os probióticos são capazes de estimular a resposta imune, o que é super interessante em tempos de pandemia. Confira mais benefícios que o consumo regular de probióticos trazem ao nosso organismo:

* melhoram a imunidade

* regulam o intestino

* fazem bem para a pele

* ajudam a digestão

* reduzem o colesterol

* auxiliam no bom humor