Manipulação e Inspiração são irmãs gêmeas!

A partir dessa semana estarei semanalmente escrevendo sobre atitude, negócios e inovação para a coluna Atitude e Negócios do site Diário de Bordo. Irei compartilhar com você toda a minha experiência de mais de dez anos trabalhando com marcas nacionais, multinacionais, atletas, líderes, clubes e seleções brasileiras das mais diversas modalidades. Tenho como missão ajudar você com meus textos, vídeos, palestras e mentorias a chegar no lugar mais alto do pódium. Desejo que essa parceria seja capaz de ajudar os leitores a superar adversidades e inspira-los na busca da excelência e da melhoria continua. Venha conosco nessa que tenho certeza que iremos aprender todos juntos.

 

No primeiro artigo, vamos falar sobre liderança e gestão de pessoas. Fique sempre a vontade para compartilhar o link com as pessoas que você acredita que estão assim como nós vibrando na mesma energia para mudar o mundo.

 

Manipulação e Inspiração são irmãs gêmeas!

Existem duas formas de influenciar o comportamento humano: pela manipulação ou pela inspiração. Quando a pessoa escolhe manipular, ela perde a capacidade de liderar. Quando a pessoa escolhe influenciar, ela estará colocando dentro do coração da equipe a energia necessária para superar o medo, a angústia, a tensão e a ansiedade.

Não quero parecer exotérico ou religioso no que estou dizendo e nada contra para quem acredita. Todo o líder tem dentro de si a sua força espiritual e sua fé. O que quero dizer é que somos seres vibracionais, a nossa energia transforma o ambiente e determina o sucesso em nossas atividades. Quem aqui já não vivenciou momentos onde uma pessoa simplesmente sugou toda a nossa energia? Tenho certeza que sim. Por outro lado, da mesma forma, tenho certeza que você conhece pessoas que simplesmente parecem que recarregam as nossas forças ou nos dão aquela palavra necessária para enfrentar os desafios da vida. Esse é exatamente o ponto que desejo tocar. Você, como líder, deve escolher manipular ou influenciar a sua equipe. Se você escolheu manipular, provavelmente está liderando através de alguns pilares: o medo, a competividade, o preço, os descontos e assim por diante. Líderes manipuladores fazem com que a equipe se preocupe mais com a reação do líder às atitudes, ideias e resultados do que simplesmente fazer o que precisa ser feito e sempre atentos a possibilidades de inovação e excelência. Um outro ponto que quero chamar a atenção é que líderes que utilizam esse estilo procuram muito oferecer oportunidades para a equipe e clientes baseados no preço e desconto. Não existe problemas em trabalhar promoções e descontos especiais, desde que o vendedor não fique ansioso em saber se terá descontos ou não no próximo mês ao invés de planejar e realizar uma execução de vendas perfeita. Toda vez que a equipe trabalha com medo, ansiedade e preocupação, ela estava vibrando negativamente, e assim o prazer em trabalhar e o sentimento de missão e propósitos são esquecidos, já que o nosso ego irá procurar a sobrevivência ao invés da prosperar naquela ramo de atividade.

Agora, quando o líder escolhe influenciar, ele está escolhendo a melhor forma de ajuda a transformar os resultados daquela pessoa e da empresa. Seus discursos estão repletos de palavras de incentivo e empoderamento, o que faz com que a equipe saia da escuridão imposta pelo medo e venha para a luz onde o amor, a alegria e a gratidão estão presentes. Com esses sentimentos positivos, as estratégias criadas pela equipe e a liderança trazem perspectiva de futuro e esperança. Essas forças unidas despertam no coração das pessoas o desejo de cumprir uma missão e viver um propósito. As pessoas se tornam mais otimistas e capazes de influenciar todos a sua volta, inclusive clientes, fazendo com que as pessoas em primeiro lugar comprem por sentirem-se bem com esse vendedor para depois avaliar preço, desconto ou promoção naquele mês. Liderar é muito mais do que definir objetivos. Na verdade, liderar é ser capaz de fazer as pessoas crescerem ao mesmo tempo que você faz a sua empresa bater recordes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos te ajudar?