Março mês da Mulher: Lição que se aprende do exemplo é levada para a vida

Filha da fundadora da Hinode, Crisciane Rodrigues leva história de sua mãe para inspirar e ajudar outras mulheres.

Vinda de uma família muito humilde, Crisciane Rodrigues se inspira na mãe, Adelaide Rodrigues, para ajudar muitas mulheres. Adelaide fundou, com seu marido, a Hinode, multinacional que hoje está entre as maiores empresas nacionais de cosméticos. Nordestina, a matriarca estudou até a 4ª série do Ensino Fundamental e trabalhava como costureira quando decidiu empreender. Seu marido, metalúrgico, também entrou no negócio e juntos criaram o Grupo Hinode, hoje gerido pelos filhos, que graças à iniciativa e esforços dos pais conseguiram estudar em ótimas escolas. “Quem me vê hoje não imagina o quanto minha mãe batalhou para proporcionar a todos os filhos os estudos que ela e meu pai não tiveram. Não venho de berço de ouro como é fácil deduzir, mas devo tudo o que sou à sólida formação que meus pais me deram”, conta Crisciane, que, aos 19 anos, foi estudar inglês fora do Brasil, formou-se em Direito e concluiu o curso de Business na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, sempre encorajada pelos pais.

Desta consciência de saber das dificuldades vencidas e valorizar suas raízes nasceu um projeto social de desenvolvimento para formar e ajudar outras mulheres, o Programa Pérolas. “Apesar de eu mesma nunca ter passado por isso, desde jovem essa desigualdade e violência contra a mulher sempre me incomodaram muito. Estudei e busquei conhecimentos para poder fazer alguma coisa para mudar essa realidade”, conta Crisciane.

Após acumular viagens por vários cantos do Brasil, onde presenciou relatos de desigualdade de gênero e violência de todos os formatos contra a mulher, Crisciane definiu seu novo propósito: empoderamento feminino. O Programa Pérolas já capacitou 400 mil mulheres, oferecendo treinamento para que tenham independência financeira e emocional e, desta forma, alcancem seus objetivos profissionais e tenham competência para fugir dos algozes que as dominam.

O Grupo, que tem o termo de adesão aos princípios de Empoderamento das Mulheres com a ONU, tem como, um dos principais objetivos do Programa ajudar a identificar os tipos de abuso e violência dentro de casa – que podem não ser apenas física, mas também mental e emocional – e isso é feito de maneira não invasiva para que elas tenham acolhimento e possam se libertar.

Durante a pandemia, a idealizadora intensificou as lives como um braço de ajuda para outras mulheres em assuntos como a Lei Maria da Penha, tipos de assédio e acolhimento sem julgamento.

Crisciane mantém um grupo de WhatsApp onde conversa diretamente com milhares de mulheres, com histórias de um nível de violência e subserviência inimagináveis para este século. “Não somos Polícia, mas auxiliamos com informação, a maior ferramenta de libertação”. O Programa Pérolas está dentro da Universidade Hinode, que é o Programa de Educação e Desenvolvimento do Grupo e oferece formação profissional no segmento de vendas e construção de equipe para seus consultores, além de capacitação para seus franqueados.

Sobre Crisciane Rodrigues

Crisciane Rodrigues é advogada, mentora e líder do Programa Pérolas, um projeto de sua autoria, que reúne mais de 400 mil mulheres pelo Brasil, voltado à capacitação e desenvolvimento da liderança feminina, que tem como diretriz os Princípios de Empoderamento das Mulheres WEPs (Women’s Empowerment Principles da ONU Mulheres), da qual o Grupo Hinode é signatário. Com o objetivo de promover a equidade de gênero nas empresas, no ambiente de trabalho e na comunidade, Crisciane atua na valorização das experiências de vida de cada mulher e promove o programa como instrumento para que novas violências não se realizem, para que as mulheres nunca deixem de sonhar, que estabeleçam metas pessoais e profissionais, ampliem seus conhecimentos e acreditem no seu potencial. Cursou especialização em OPM (Owner/ President Management), na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Mais informações sobre o Pérolas

Criado em 2015, o programa Pérolas já capacitou 400 mil consultoras, promoveu mais de 3600 cursos e formou mais de 650 treinadoras oficiais, no Brasil e nos países onde atua.

O Programa visa fortalecer a liderança feminina não apenas no negócio, mas também no desenvolvimento pessoal, visando abrir os horizontes das mulheres para que elas entendam que, por meio do trabalho, elas podem e devem sonhar mais alto. A empresa acredita que é seu papel capacitar cada vez mais essas mulheres.

Todo o Conteúdo é fornecido pela Universidade Hinode que, em conjunto com profissionais especialistas, traz conteúdos relevantes e práticos do universo feminino para as Treinadoras Oficiais do Programa, que são capacitadas mensalmente para ministrar todo o conteúdo para as participantes do Pérolas. Os conteúdos e capacitações têm como foco ajudar as mulheres a desenvolver várias habilidades tais como: aprender a sonhar, estabelecer metas, prospectar e formar equipes, Networking e Marketing Multinível, Autoestima, Elegância e Estilo, Redes Sociais e Marketing Pessoal, Liderança e Empoderamento, Técnicas de Vendas, Treinamentos de Produtos entre outros.

Com a implantação do Programa Pérolas, o Grupo Hinode viu o tamanho de sua equipe de líderes mulheres (profissionais que atingem graduações mais elevadas dentro da hierarquia comercial) crescer mais de 11 vezes, passando de 460 para 5.264 mulheres ocupando posições de liderança de destaque. Antes do programa, as mulheres ocupavam apenas 33% das posições de liderança em comparação aos homens. Após 2 anos, esse percentual já está em 50%.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos te ajudar?