Negócios mais conscientes em pauta no Gramado Summit

Avatar photo
Leci da Silva
05/04/2022
Tempo de leitura: 3 minutes

No próximo dia 06/04, tem início na Serra Gaúcha o festival de inovação Gramado Summit. Esta edição do evento contará com a participação dos líderes da Filial Regional do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, Eliane Davila e Solon Stahl, que discutirão sobre um futuro mais consciente, inovador e sustentável para os negócios.

A unidade, ligada à matriz nacional em São Paulo, faz parte de um movimento global que tem como objetivo disseminar os princípios do Capitalismo Consciente para as empresas e chegou ao Rio Grande do Sul em outubro de 2021. Já integram a iniciativa, que completou cinco meses de atuação no Estado, Sicredi Pioneira e Sicredi Caminho das Águas, Dobra, Sonata Brasil e Urban Farmacy.  “Para nós, participar da Gramado Summit é uma oportunidade para falar da importância de pensarmos em novas formas de fazer negócios e explicar como é possível aumentar o nível de consciência de uma empresa a partir de práticas mais sustentáveis”, pontua Eliane.

Ambos foram convidados pelo Instituto Hélice para fazer parte da programação e estarão presentes no segundo dia do evento. Solon apresentará ao público, às 14h35 da tarde do dia 7/04, o movimento Capitalismo Consciente, sua origem e pilares.

Já Eliane, será a mediadora de um painel com Jorge Hoelzel Neto, facilitador de direção da Mercur, Guilherme Massena, cofundador da Dobra e Kim Gesswein, head of branding & insights da Urban Farmacy. O tema da conversa serão empresas que possuem práticas conscientes no Estado. “Nesses espaços, percebemos que muitos negócios inovadores, como as startups, já nascem com um propósito e um olhar mais consciente, além de terem uma preocupação maior com questões que vão além do lucro, exatamente o que propõe o movimento do qual a Filial faz parte”, destaca Solon.

A partir de quatro pilares: Propósito maior, Liderança consciente, Cultura consciente e Orientação aos stakeholders, a iniciativa atua para incentivar, inspirar e ajudar negócios a adotarem práticas que visem não só o lucro, mas a geração de valor para todas as partes interessadas.

Em todo o Brasil, o Instituto conta com mais de 180 empresas associadas, como Gerdau e Grupo Reserva. Já no Rio Grande do Sul, fazem parte da iniciativa negócios como: Sicredi Pioneira e Sicredi Caminho das Águas, Dobra, Sonata Brasil e Urban Farmacy.