O escritor e filósofo caxiense Gilmar Marcílio lança o livro “Jardim de Bolso”

O lançamento ocorrerá durante transmissão ao vivo, dia 10 de junho,às 19 horas, pelos canais oficiais da Livraria Do Arco da Velha.

O escritor e filósofo caxiense Gilmar Marcílio lança no dia 10 de junho, quinta-feira, às 19 horas, seu livro de filosofia cotidiana “Jardim de Bolso – Lições para uma vida serena”, com ilustrações da artista plástica Beatriz Balen Susin. A ocasião será marcada pela realização de uma live, que será transmitida pelos canais no YouTube, Instagram e Facebook da Livraria do Arco da Velha, de Caxias do Sul, com mediação pelo também escritor Marcos Mantovani.

O livro impresso e diagramado pela Editora Foco, de São Paulo, é composto por cem breves textos criados a partir da sabedoria atemporal da escola do estoicismo. Tendo como mestre o orador, filósofo e estadista romano Lúcio Aneu Sêneca, nascido no início do primeiro século da era cristã, este conjunto de meditações busca devolver ao homem contemporâneo um conhecimento ancestral. Resgatando princípios de vida como a serenidade, o autodomínio, a busca da felicidade e a importância de ser um farol para si mesmo, o leitor encontrará nestas páginas um manual que o conduzirá à prática desses conceitos.

Imerso em um mundo de urgências e transformações vertiginosas, cabe ao homem moderno desenhar seu futuro a partir de princípios validados pelo tempo. Resistindo à tentação de ceder ao caminho da superficialidade, o convite presente em cada reflexão é o de nos tornarmos imperadores de nós mesmos, ambicionando um aperfeiçoamento que só se esgota com a morte. Acima de tudo, o verdadeiro estoico (em sua origem, a palavra estoicismo significa “pórtico”) é aquele que mantém certa indiferença em relação às dores e prazeres que o cercam. Não se preconiza a necessidade de abdicar de nada, mas tão somente manter uma postura de comedimento, evitando ceder às paixões, entendidas aqui como uma espécie de patologia do espírito.

O leitor atento encontrará nestas páginas um conjunto de ensinamentos que o ajudará a atravessar com mais equilíbrio essa época tão turbulenta. Porque a função primeira da filosofia salienta o autor, é a de avaliar constantemente o conjunto de conceitos e verdades cristalizados pelo senso comum. Tendo como estudo a análise das virtudes humanas, o conteúdo destas páginas evidenciará que compete a cada um a própria salvação. Distanciado dos jargões típicos da academia, Marcílio propõe, em linguagem coloquial e acessível ao leigo no assunto, o escrutínio e a revisão de nossos defeitos com implacável determinação. Só assim poderemos descartar as certezas absolutas, entronizando a dúvida como um processo necessário para a compreensão da realidade.

Este fragmento do “Jardim de Bolso” traduz o conteúdo desta obra destinada a ser uma pequena farmácia para curar as dores da alma:

“Grandes especulações ficam reservadas aos que querem apenas teorizar sobre a vida. O que importa é a ação e como ela é conduzida pelo nosso pensamento. Tudo cabe entre o amanhecer e a noite. Talvez entre uma hora e outra. Escuta o som que faz o pêndulo do relógio, ele nos avisa sobre a efemeridade. Pertence ao dia e ao que ele te oferece. O destino se encarregará de nos mostrar que nada é mais vão do que fazer planos. Ao acordar, encurta tua agenda de propósitos. Escolhe teus alimentos com calma, agradece por teres uma casa e alguém com quem conversar. Essas oferendas forram a alma com o mais macio dos veludos.”

A obra pode ser adquirida na Livraria Do Arco da Velha e também na Amazon, no formato físico e e-book. O valor do livro é de R$ 54,00 e o número de páginas é 120.

 

RESUMO

O quê? Lançamento do livro “Jardim de Bolso – Lições para uma vida serena”, de Gilmar Marcílio.

Onde acessar: YouTube – Do Arco Da Velha Livraria e Café (https://bit.ly/3vC4TDb), Instagram @doarcodavelha e Facebook @davelha.

Data e hora: 10 de junho, quinta-feira, às 19 horas.

Número de páginas: 120.

Valor: R$54,00 (físico).

Disponível em: Livraria Do Arco da Velha (Rua Dr. Montaury, 1570 – Centro, Caxias do Sul – RS, 95020-190) e Amazon (https://amzn.to/3yP0ONO – nos formatos físico e e-book).

Mais sobre o autor: escritor, filósofo e palestrante. Publica suas crônicas em jornais e revistas. Mora em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Coordena a Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim e a Sala de Cinema Ulisses Geremia. É autor das seguintes obras: Frutos Ardentes (2005), O Mundo É O Que É (2009), A Vida Sem Manchete (2011), Querer Sem Medida (2012), Tempos Felizes (2012), Perto dos olhos (2014) e A Elegância do Silêncio (2018).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos te ajudar?