Helena Schenell celebra a vida
Amigos e familiares foram recepcionados ontem, no australiano Didier no bairro Bela Vista na capital gaúcha, para celebrar…
Ver mais +
Geralmente, quando falo que o lazer pode ser produtivo, meus clientes de alta performance bugam. Pessoas que estão acostumadas a viverem trabalhando costumam encarar o lazer como algo que as afasta dos seus resultados. Claro, todos entendem a importância de fazer atividades que relaxam e que divertem, mas se costuma pensar que o relaxamento é o contrário da produtividade. Isso está errado.
Começo desmistificando essa ideia compreendendo o que é produtividade. Você sabe o que é produtividade? Ser produtivo não é ser ocupado. Muito pelo contrário, é conseguir ter bons resultados gastando menos recursos, como tempo, energia e dinheiro. Produtividade é atingir objetivos de forma mais rápida, direta e de extrema qualidade. “Beleza Bernardo, entendi…mas o que isso tem a ver com lazer?” Vem comigo que eu te explico.
O lazer tem uma função muito importante no nosso cérebro. De acordo com a neurociência, o lazer, ou atividade prazerosa, libera componentes químicos que servem para “limpar” as conexões neuronais e permitir que os neurônios performem melhor após certo tempo. Sabe aquela sensação de cabeça pesada por causa do estresse? Então, o lazer tem a função de aliviar esse peso e fazer com que a sua mente volte a ter resultados melhores. Ou seja, o lazer te permite ser mais produtivo por conseguir manter a capacidade cerebral melhor por um período de tempo.
O que você levaria 1 hora para fazer com a cabeça “pesada”, você levará 20 minutos de cabeça “leve”. Isso sem considerar que o estresse é acumulativo e piora o funcionamento cerebral ao longo dos dias da semana. Por isso que você chega na sexta-feira esgotado, porque você não introduziu o lazer produtivo ao longo dos dias, apenas no final de semana.
Falando nisso, já imaginou aproveitar apenas o final de semana? Você fazendo isso aproveitaráapenas 2 dias de 7. Se você viver 70 anos, terá aproveitado apenas 20 anos e os outros 50 terá jogado no lixo. Sendo assim, o lazer ao longo da semana, além de te ajudar a performar melhor, também fará você aproveitar mais do que apenas 2/7 da sua vida. Pense bem nisso.
Não recuse aquele convite para um café com as amigas no final da tarde. Faça uma pausa e vá para a rua tomar um banho de Sol por apenas 5 minutos sem o celular e deixe a sua mente entrar em um estado de relaxamento, mesmo que por pouco tempo. Fazendo isso, você verá o poder que o relaxamento e o lazer têm na sua produtividade. Vá por mim, você não voltará atrás depois de vivenciar essa escolha.