Parabéns ao Theatro São Pedro!

Avatar photo
Fabiani Fortes
29/06/2022
Tempo de leitura: 2 minutes

Na segunda-feira (27/06) o teatro São Pedro completou 164 anos. A história do teatro começou com a doação de um terreno, pelo presidente da antiga Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, Manoel Antônio Galvão.  A localização do terreno ficava na principal Praça de Porto Alegre, a Praça da Matriz. A inauguração oficial do Teatro ocorreu em 27 de junho de 1858.

Essa doação aconteceu depois que 12 cidadãos de posses se uniram em uma sociedade particular para pleitear ao presidente da Província, Manuel Galvão, a doação de um terreno para construção de uma casa de espetáculos em Porto Alegre. Interessante saber que, na época, as cidade só poderiam ser consideradas cidades se tivessem uma igreja e um teatro.

Pelo sagrado palco do teatro já passaram inúmeros artistas brasileiros e internacionais.  Foram várias geração de atrizes, atores, músicos, companhias de teatro, companhias líricas, ou seja, estrelas do mundo artístico como Villa-Lobos em 1953.

Para comemoração do aniversário foram programados eventos gratuitos que durou cerca de quatro dias, além de comidas e bebidas típicas das festas de São João, uma vez que a data do aniversário é no mês de junho. As apresentações contaram com espetáculos na Praça Multipalco, na Concha Acústica do Multipalco e ainda recebeu a Orquestra Jovem do  Theatro São Pedro e da escola de samba, Imperadores do Samba, o Musical Évora e muito mais.

Foto: Luciane Pires