Sommelières ensinam como harmonizar vinhos com pratos típicos da ceia de Natal

 As especialistas da Wine, Thamirys Schneider e Marina Bufarah de Souza, prepararam dicas especiais para ajudar você a escolher os melhores rótulos para este momento

O Natal é uma das festas mais aguardadas do ano para reunir a família e brindar o fechamento e início de mais um ciclo. Para os apaixonados por vinho, a bebida não pode ficar de fora deste momento, mas diante de tantas opções de rótulos que temos no mercado atualmente, como saber qual combina melhor com os pratos da Ceia de Natal?

Para ajudar nesta missão, Thamirys Schneider e Marina Bufarah de Souza, Sommelières da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, listaram algumas dicas de harmonizações especialmente para a data.

É como nas ceias algumas entradas, comoantepastos com torradas, tábuas de frios e oleaginosas. Aqui a dica é começar pelo espumante Partridge Stars Brut (https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-partridge-stars-brut/prod17061.html), um vinho fresco, frutado e cremoso que vai harmonizar com as diferentes texturas e sua acidez vai limpar toda a untuosidade do paladar. Uma combinação perfeita que pede o próximo gole.

Os pratos principais no Natal são um show à parte e variam de região para região, mas uma coisa é certa para conseguir uma harmonização de sucesso: atenção com os temperos e molhos escolhidos para acompanhar as proteínas. Harmonizar é estar atento ao conjunto sem deixar de lado o que você gosta, afinal, a combinação é para te proporcionar um bom momento.

O bacalhau é um prato bem presente na mesa dos brasileiros no Natal. Este prato pede desde brancos mais encorpados, como o Finca Martha Chardonnay Torrontés Semillón 2020 (https://www.wine.com.br/vinhos/finca-martha-chardonnay-torrontes-semillon-2020/prod26342.html), até tintos mais leves e frutados, como o Alfacinha Regional Lisboa Tinto 2020 (https://www.wine.com.br/vinhos/alfacinha-regional-lisboa-tinto-2020/prod26927.html).

Outro queridinho da ceia é o tender, que tem sabor acentuado e costuma ser preparado com frutas ou uma calda caramelizada, por isso, pede um vinho frutado, com média intensidade, como o Etéreo Tempranillo Rosé 2020 (https://www.wine.com.br/vinhos/etereo-tempranillo-rose-2020/prod25959.html).

Já o peru, uma carne mais úmida e magra, pode ser preparado com ervas frescas, harmonizando muito bem com um leve sauvignon blanc que tem notas aromáticas similares. Ele com o Chono Valle de Leyda Single Vineyard Sauvignon Blanc 2020 (https://www.wine.com.br/vinhos/chono-valle-de-leyda-single-vineyard-sauvignon-blanc-2020/prod24819.html) é uma harmonização certeira. Há quem prepare o peru ao molho de vinho e, nesse caso, a dica é degustar o mesmo vinho escolhido para o molho, de preferência um tinto leve e frutado, sem passagem por barrica, como o italiano Carpineto Dogajolo I.G.T. Toscano Rosso 2019 (https://www.wine.com.br/vinhos/carpineto-dogajolo-i-g-t–toscano-rosso-2019/prod26895.html).

E por fim, mas não menos importante, temos as sobremesas e as mais comuns no Natal são: rabanada, panetone ou mesmo frutas da estação. Estas opções combinam com o Espumante Dancing Flame Moscatel (https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-dancing-flame-moscatel/prod26288.html), um vinho refrescante e com doçura similar. Tortas e bolos à base de frutas também harmonizam bem com esta opção. Já para as sobremesas feitas de chocolate, o ideal é o Porto Burmester Ruby (https://www.wine.com.br/vinhos/porto-burmester-ruby/prod14710.html).

SOBRE A WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação. Além disso, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente dezesseis lojas físicas no Brasil: um Winebar em São Paulo e outras quatro unidades na capital paulista, uma loja em Barueri (Alphavile), duas no Rio de Janeiro e outras oito em Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida comoum player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e, mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

E

Abrir chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos te ajudar?