Tampinha Legal é presença confirmada na Bienal do Lixo 2022

Avatar photo
Bebeto Azevedo
19/05/2022
Tempo de leitura: 4 minutes

Programa apresentará os índices alcançados em cinco anos de atuação no dia 29 de maio às 11h, no Parque Villa-Lobos em São Paulo.
Maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, o Tampinha Legal, estará presente no dia 29 de maio às 11h no painel “Ações e arte que transformam” que será realizado na biblioteca do Parque Villa Lobos, na cidade de São Paulo durante a Bienal do Lixo 2022. As inscrições podem ser feitas por meio do site https://www.sympla.com.br/evento/bienal-do-lixo-paineis-29-05-conscientizacao-ambiental-arte-turismo-e-comportamento/1561787

O evento, que ocorre entre 26 de maio e 5 de junho, também contará com os coletores de tampas plásticas do Tampinha Legal. A Bienal do Lixo tem por objetivo ser um projeto artístico-cultural, com caráter social, educativo e ambiental, com oficinas, rodas de diálogo, exposições e intervenções artísticas, além de mostra de cinema, assim incentivando a responsabilidade acerca do consumo consciente e da Economia Circular.

A coordenadora do Instituto SustenPlást, Simara Souza, diz que eventos como a Bienal estão alinhados ao propósito do Tampinha Legal, e compartilha as expectativas para o evento. “É um espaço bastante amistoso, onde as pessoas poderão ter maiores esclarecimentos a respeito do destino correto dos resíduos plásticos, chamando para si essa responsabilidade. Será a oportunidade de estreitar laços e ampliarmos a nossa rede, unindo forças e trocando experiências para encontrarmos soluções para o fomento da Economia Circular, além de ampliarmos nossos horizontes quanto ao destino adequado dos resíduos plásticos pós-consumo”, afirma.

O Tampinha Legal atende aos quesitos de ESG, Logística Reversa e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Com os recursos obtidos através do programa, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custear tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras aplicações.

 

O Tampinha Legal

O Tampinha Legal é uma realização do Instituto SustenPlást. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, conscientiza quanto ao destino adequado aos resíduos plásticos e faz com que a economia circular ocorra na prática. Todos os segmentos da sociedade são convidados a juntar tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas junto ao programa que busca a melhor valorização de mercado para o material.

Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Em 2022 já ultrapassou R$ 1,9 milhão de reais destinados 100% para entidades assistenciais participantes.

Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia. Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde podem-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.

 

 

Foto: Divulgação/Instituto SustenPlást