Viajantes do Sul são os brasileiros que levam menos tempo para planejar as férias, revela pesquisa

Diário de Bordo
04/10/2021
Tempo de leitura: 3 minutes

Levantamento também mostrou que os principais fatores que turistas do país analisam em uma acomodação são os valores e condições de pagamento

Os brasileiros do Sul são os mais rápidos em planejarem suas viagens, com 27% deles afirmando que costumam gastar até sete dias para organizarem as férias. É o que mostra uma pesquisa* recente da Booking.com, realizada em território nacional, que descobriu os novos hábitos dos turistas de cada região do país. A nível nacional, o tempo de planejamento normalmente é curto, já que 36% dos brasileiros afirmam demorar um mês para planejar uma viagem e 23% levam apenas uma semana. Entre aqueles que preferem planejamentos mais elaborados, os turistas do Norte lideram o quesito, com 17% que declararam que costumam gastar mais de seis meses para se preparar.

O levantamento também descobriu que 80% dos brasileiros viajam sempre que podem e que, entre repetir destinos que já visitaram ou conhecer novos lugares quando viajam, 75% dos brasileiros preferem a segunda opção. Os viajantes do Sudeste aparecem em primeiro lugar nesse quesito, dado que 78% gostam de explorar destinos diferentes em suas férias. Em seguida, aparecem os turistas do Sul (77%), Centro-Oeste (74%), Norte (73%), e Nordeste (70%).

Em relação à acomodação, os principais fatores que três em cada quatro (76%) brasileiros consideram ao reservar um local são os valores e as condições de pagamento. Os nordestinos são os que mais se preocupam com estes pontos, com 84%, seguidos dos viajantes do Sul com 77%, do Sudeste com 74%, do Centro-Oeste com 73%, e do Norte com 71%. Outros fatores importantes para os viajantes do país na hora de optar por um lugar para ficar são as fotos da acomodação (55%), medidas de saúde e segurança (49%) e a localização e atrações próximas à propriedade (47%).

A pesquisa também revelou que mais da metade (57%) dos turistas do país preferem viajar de avião em vez de carro, principalmente as pessoas do Sudeste com 63%, do Centro-Oeste com 59%, e das regiões Norte e Sul, ambas com 56%. Viajantes nordestinos são os únicos que gostam mais de viagens de carro, com 52%. Por fim, quando perguntados sobre com qual frequência viajavam domesticamente antes da pandemia de Covid-19, 83% dos brasileiros disseram viajar entre a cada 3 meses e uma vez por ano.

 

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que pretende viajar nos próximos 12 meses. No total, 1.000 entrevistados no Brasil responderam a uma pesquisa on-line em julho de 2021.