Em virtude da pandemia causada pela disseminação do novo Coronavírus, podemos afirmar que a maioria das pessoas estão vivendo situações de ansiedade com muito mais frequência e intensidade. Não importa a idade, classe social, escolaridade ou profissão, todo mundo teve a rotina alterada e desde então, passamos a conviver mais de perto com a ansiedade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS – a ansiedade se caracteriza por uma preocupação intensa e persistente, pensamentos em excesso e geralmente negativos. Fisicamente a ansiedade pode causar aumento da frequência cardíaca, suor e sensação de cansaço, mas os sintomas variam muito de pessoa pra pessoa. Os tratamentos são variados e somente um profissional de saúde, devidamente habilitado, é quem pode indicar o melhor tratamento a seguir.

Mas, e se tivesse uma terapia complementar/alternativa, sem nenhuma contra indicação e com muitos benefícios para a saúde física e emocional? É o que a prática da yoga propõe aqueles que sofrem de transtornos emocionais como a ansiedade. Do sânscrito, a palavra yoga significa união, conexão e o principal objetivo é fazer com que nos reconectemos com nossa essência por meio de técnicas de respiração, meditação e de posturas. Na prática, pode-se dizer que yoga é um conjunto de exercícios físicos e de respiração que surgiu na Índia há mais de 5 mil anos. O fato é que a yoga vem ganhando muitos adeptos no mundo inteiro. Recentemente a Organização Mundial de Saúde – OMS – decretou 21 de junho como o Dia Mundial da Yoga.  Apesar de ainda ser considerada uma terapia complementar, inúmeros artigos científicos e a Resolução 69/131 da ONU, reconhecem que a yoga proporciona uma abordagem holística da saúde e bem estar.

De acordo com o instrutor de yoga e acadêmico do curso de Biomedicina, Matheus Compassi, praticar yoga é investir em saúde. Confira no seu canal do You Tube  – Quebrando a Caixa – um vídeo super descontraído onde ele explica o que é yoga e os benefícios para a saúde corpo e mente.

https://youtu.be/z4VHRLk-s4E

Em tempos de isolamento social, as aulas online são uma excelente alternativa pra ninguém descuidar da saúde e vários profissionais aderiram a esta modalidade. Pesquise, se informe, peça a indicação de um bom profissional e transforme sua vida com a ajuda da yoga. Namastê!

Box: Principais benefícios da yoga

Após algumas aulas:

*Melhora da função cerebral e da capacidade de concentração

*Aumento da disposição

*Maior flexibilidade

*Diminuição dos níveis de stress

Após alguns meses:

*Alívio da ansiedade

*Melhora do sistema imunológico

*Aumento da capacidade pulmonar

*Diminuição de dores crônicas nas costas e ciático

*Baixa no índice de açúcar no sangue em diabéticos

*Melhora do equilíbrio

*Estabilização da pressão sanguínea em hipertensos

Após alguns anos:

*Redução de probabilidade de doenças cardíacas

*Ossos mais fortes

*Peso saudável

Abrir chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos te ajudar?