Dia Mundial de combate ao Câncer: dia de escolher pela saúde

 

Dia 04 de fevereiro é uma data muito especial para nós, engajadas na luta contra o câncer,  e no apoio aos pacientes acometidos por esta doença. Acreditamos que deveria ser importante para todos. Os dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer-, estimam que no ano de 2020, 626.000 novos casos foram diagnosticados.

A Medicina  inovou em tratamentos, medicações, técnicas cirúrgicas menos invasivas e no uso de especialidades durante o tratamento e na recuperação dos pacientes: Fisioterapia, Odontologia, Acupuntura, Nutrição, Psicologia ente outros.

Avançamos também no conhecimento dos fatores que influenciam o desenvolvimento da doença.  São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares ou étnicos.

O Cancer é uma doença multifatorial que envolve aspectos genéticos, ambientais, constituição física, estilo de vida, psicológicos, e questões comportamentais que concorrem de forma importante para o desenvolvimento da doença.

Vejamos as atitudes promotoras da saúde.

Abandonar o Tabagismo:

O cigarro causa 90% dos casos de câncer de pulmão e 30% dos casos de câncer de faringe, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rins, bexiga e colo de útero.  O cigarro tem 4.700 substâncias tóxicas que podem agir como agentes cancerígenos. Pelo bem de sua saúde e daqueles que o cercam, escolha não fumar!

Cuidar da Alimentação:

A qualidade dos alimentos que ingerimos influencia fortemente a nossa qualidade de vida e como nosso organismo reagirá quando invadidos por uma doença. Devemos privilegiar a alimentação natural, rica em fibras, frutas e verduras além das carnes brancas. Evitar sal em excesso, açúcar, refrigerantes, gorduras saturadas e trans além de alimentos industrializados e processados. Desembrulhe menos e descasque mais!

Praticar Atividades Físicas:

A atividade física é um excelente promotor de equilíbrio corporal promovendo a adequada produção dos hormônios, fortalecendo as defesas do organismo e favorecendo a harmonia corpo e mente. Trinta minutos de atividade diária são suficientes para gerar bem estar!

Reduzir o Consumo do Álcool:

Bebidas alcoólicas não devem ser consumidas em excesso, pois favorecem o desenvolvimento de diversos tipos de câncer como boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama. Para a prevenção de câncer não há níveis seguros de ingestão. Essa recomendação serve para todas as bebidas alcoólicas. Além disso, a combinação de álcool com tabaco aumenta a possibilidade do surgimento desse grupo de doenças.

Proteger-se durante a Exposição Solar:

O sol tem um efeito cumulativo em nossa pele. Toda a queimadura de sol se sobrepõe às queimaduras antigas, podendo promover uma alteração celular. Os horários de exposição precisam ser respeitados (até às 10 da manhã e após as 16h) sempre com o uso diário do protetor solar.

Controlar o stress:

O stress promove a produção do hormônio cortisol enfraquecendo nosso sistema imunológico. Precisamos aprender técnicas de autocontrole, relaxamento e respiração para o enfrentamento das demandas e exigências do mundo em que vivemos. Também ajuda a prática da gentileza nas relações, gratidão e o desenvolvimento da espiritualidade.

Conhecer seu Corpo:

Observar seu corpo, perceber o funcionamento de seus órgãos, acompanhar suas mudanças e reconhecer as alterações, são fundamentais para a saúde. Buscar acompanhamento médico, fazer os exames periódicos recomendados para suas necessidades e seguir as recomendações, são ações de autocuidado fundamentais para a prevenção das doenças.

Cultivar Vida Social:

Manter sua rede de apoio familiar e social faz toda diferença na qualidade de vida, pois favorecem a compreensão, aceitação das diferenças e novos aprendizados.

Uma vida saudável é o resultado de pequenas escolhas que fazemos todos os dias. Comece hoje, escolha agora uma nova atitude. Persista. Seu futuro vai agradecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos te ajudar?