Micheline Hotel Tricot lança tarifas especiais com condições facilitadas para reservas…
A campanha é válida para qualquer período incluindo datas especiais como o Natal Luz e feriados O Micheline…
Ver mais +
O anúncio aconteceu nesta segunda (16) pelo Ministro da Educação, Camilo Santana. O reajuste no piso salarial passará de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. O valor considera uma jornada de 40 horas semanais na modalidade normal de ensino.
O aumento salarial é válido para os professores da rede pública da educação básica. Os salários da educação básica são pagos pelas prefeituras e pelos governos estaduais.
A lei do piso salarial dos professores sancionada em 2008 estabelece que o reajuste deve ser feito anualmente, no mês de janeiro. Deve seguir o valor anual mínimo por aluno, estipulado pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), do MEC (Ministério da Educação).
Depois de escrever sobre esse fato, refleti e lembrei-me de uma passagem muito importante na minha vida. Acabava naquele 1º de fevereiro de 2012, com cerimônia da colação de grau, uma etapa da minha história, a faculdade de Licenciatura em Letras e Respectivas Literaturas.
Nunca vou esquecer o juramento que fiz, como juramentista na turma de formando em Letras de 2012, onde dizia que desempenharia minhas funções de educadora, transmitiria com lealdade, integridade e honestidade os ensinamentos humanos e científicos que fizessem os alunos a mim confiados, profissionais e cidadãos conscientes.
E agora? E o sonho?
Mal eu sabia que o sonho tornar-se-ia um impasse: ou eu trabalharia na minha área, recém-formada e ganharia pouco, ou ganharia melhor trabalhando na saúde, visto que meus pais me incentivavam, pois eram trabalhadores da saúde e falavam em estabilidade.
Por medo do incerto, optei por ter mais ganhos e a tal estabilidade, razão pela qual prestei concurso público para trabalhar em um dos maiores hospitais da América Latina.
Passaram-se 20 anos e o sonho tornou-se realidade, mas não como educadora contratada, e sim como professora voluntária em curso pré-vestibular e com a comercialização do meu próprio curso digital. Não foi bem o que eu esperava, mas fui ao encontro da realização dos meus sonhos e hoje sou profissionalmente realizada. Talvez se o piso salarial daquela época fosse o que está estipulado hoje, eu teria mergulhado nas letras da profissão que amo e seria não só a CEO do Curso de Redação Fortes, ou a Professora do curso pré-vestibular, mas honradamente a professora do Ensino Público Valorizado, sob todos os pontos de vista, inclusive o da qualidade da educação nacional.