Nova coleção da Biamar traz leveza, versatilidade e conforto para o…
Novidades assinadas pela malharia de alto padrão da serra gaúcha transcendem as estações Campanha captura a essência…
Ver mais +
Em meio a tanta produtividade, cargas horárias exten- sas de trabalho e sacrifícios do ofício, perde-se a concepção de que para haver energia, precisa-se recarregá-la. Ficamos tão obstinados com gastar o tempo de forma útil e gastar o dinheiro de forma inteligente, que esquecemos de gastar a energia de forma simples.
Quando um carro alerta que está na reserva, qual o nosso pensamento? Ir ao posto e evitar ter problemas, certo? Então, tendemos a lidar com o nosso corpo da mesma forma. Na grande maioria das vezes, deixamos a nossa energia se esgotar a ponto de só recarregá-la quando surge algum alerta no nosso corpo mostrando o desgaste. Insônia, gastrite, dores de cabeça, humor irritadiço etc. Por isso paramos para dar importância ao descanso. Não deve- ria chegar a este ponto!
Essa é apenas uma reflexão de como o nosso modus operandi nos faz deixar o autocuidado de lado, principal- mente com o sono e o lazer. Um dos princípios da Alta Performance é a oscilação entre o estado de produtividade e o estado de repouso. Entende-se que, para ter energia a ser gasta, precisa-se recompô-la. Desta forma, alterna-se o foco em performar em uma hora e repousar em outra.
Portanto, perceba como é essencial você pensar não só adquirir mais dinheiro ou economizar seu tempo, mas também em recarregar a sua energia. Sem energia, não há movimento. Já imaginou viver estagnado porque você não se organiza para repousar com qualidade?
Pode parecer que esse é um problema pequeno, mas a maior parte dos meus mentorados de Alta Performance tem exatamente esse desfecho. Por não cuidarem do seu repouso, o seu casamento, a sua empresa e a sua saúde escorrem pelo ralo. Agora, vão precisar do dobro de energia para reconquistar o que já era deles. Será que vale a pena chegar a esse ponto?
Imagino que você também ache que não. Por isso eu trago essa reflexão um pouco mais densa, para que ela sirva a você, assim como serve aos meus mentorados. Não como um problema, mas como uma possibilidade de solução aos estresses, medos e irritações que você possa estar vivendo neste momento. O descanso não é só para o corpo funcio- nar bem, mas também é terapêutico para que a sua mente retome o seu ritmo da melhor forma possível. Sem repouso, não há performance.