“Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?” Chef’s Table abre…
O primeiro jantar do Chef’s Table 2024, com o tema “Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?”,aconteceu…
Ver mais +
Com curadoria de Ana Zavadil, exposição pode ser visitada até 20 de janeiro
A artista visual Ita Stockinger mostrará a sua visão do mundo através da pintura Contagem (2021), que estará exposta no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. Com a curadoria de Ana Zavadil, a exposição “Ausência na história – A voz de mulheres artistas do Rio Grande do Sul” contará com obras de mais de 40 artistas gaúchas e pode ser visitada, gratuitamente, até o dia 20 de janeiro.
De acordo com Ita Stockinger, a sua pintura Contagem está inserida na série “Destruição”. Nela, uma mulher de cores fortes, vestido vermelho, está coberta por números que simbolizam o montante diário de mortes pela Covid-19 e representam também o número de mulheres em fuga pela Ucrânia, no mesmo período. “Nesta mulher há milhares de mulheres atormentadas, que se tornam dores anônimas, que partem em busca da liberdade em novas fronteiras”, explica.
Os trabalhos da artista possuem temas relevantes e sociais. Na pintura abstrata, como nos retratos figurativos, ela traz um único sentimento, a busca pela “Expressão”. Suas pinturas possuem técnicas diversas, podendo ser usadas juntas ou separadas. Ita Stockinger trabalha com tintas acrílicas ou a óleo, utiliza carvão, fluidificante médio para dar liquidez à tinta derramada e tintas transparentes para veladuras.
Sobre a artista
Ita Stockinger é gaúcha, advogada, artista visual com formação em Desenho Industrial. Desde sempre desenha e pinta. Nos anos 80 sob a influência do escultor Francisco (Xico) Stockinger, começa admirar a arte Modernista e conviver no meio artístico e, sob seu olhar crítico e positivo, passa a pintar retratos. Suas pinturas se expressam na solidez e densidade das tintas em cores fortes. O uso de técnicas diversas, tons e semitons, luzes e movimentos, trazem à tela impacto, em analogia ao comportamento humano.
Ficha Técnica:
Contagem, 2021 – Ita Stockinger
Acrílica sobre tela
150 x 100 cm
Acervo Vivo: @ita_stockinger_art
Serviço
“Ausência na história – A voz de mulheres artistas do Rio Grande do Sul”
Data: De 24 de novembro a 20 de janeiro de 2024
Local: R. Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ (Segundo andar)
Ingresso: Gratuito