45º Festival de Cinema de Gramado 2017 - 22/08/2017 - Troféu Kikito - Crédito : Diego Vara / Pressphoto

49º Festival de Cinema de Gramado representa a força do audiovisual gaúcho

Evento ocorre entre os dias 13 e 21 de agosto, com programação na televisão e na internet.

Ao se observar as últimas edições do Festival de Cinema de Gramado, é possível perceber o espaço conquistado pelos realizadores gaúchos. Desde 2019, a Mostra de Longas-Metragens Gaúchos se tornou competitiva, concedendo um Kikito ao Melhor Filme. Agora, em sua 49ª edição, o evento se prepara para dar mais um passo na história do cinema feito no estado: o Prêmio Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos.

O prêmio é uma parceria da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). Busca-se destacar a importância das produções gaúchas e o papel histórico do Festival de Cinema de Gramado como importante janela de exibição. “O Festival de Gramado é patrimônio da população gaúcha. Sua existência precisa ser celebrada e fortalecida. Ao apoiarmos o festival, reconhecido nacionalmente, estamos exaltando o valor de profissionais do cinema que têm em Gramado sua principal janela de trabalho e circulação de suas obras”, destaca a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

Ao todo, serão dez novos Kikitos, divididos nas seguintes categorias técnicas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som e Melhor Trilha Musical.

Além das categorias técnicas, o prêmio também será concedido a artistas e realizadores pelo mérito de suas trajetórias no audiovisual do Rio Grande do Sul: trata-se do Prêmio Leonardo Machado, uma homenagem ao saudoso ator e apresentador do Festival de Cinema de Gramado, que faleceu em 2018.

Outra distinção a ser apontada é o Prêmio Novas Façanhas, que contemplará três realizadores, técnicos ou coletivos por sua contribuição à inovação e ao desenvolvimento técnico e de linguagem do audiovisual no estado.

Trabalho de base: Educavídeo e a nova safra de realizadores

Como já é tradição, a noite que antecede a abertura do Festival de Cinema de Gramado é dedicada aos trabalhos do Programa Municipal Escola de Cinema, o Educavídeo. A iniciativa, que está em seu 11º ano, estimula a realização audiovisual aos alunos da rede municipal. Mesmo com a pandemia, os alunos se reinventaram e seguiram produzindo. Desta forma, parte do material que será exibido neste ano tem temáticas que retratam o momento sob o olhar dos jovens, que adaptaram as condições de produção para os meios digitais. “O Festival de Cinema de Gramado chega à sua 49ª edição como uma marca de resistência cultural em meio a uma das mais graves crises sanitárias já vistas. E parte desta resistência vem da produção audiovisual realizada pelos nossos alunos”, afirma Ivanilda Rosa, coordenadora do projeto. E nesse contexto pandêmico, o Educavídeo bate a marca de 100 produções realizadas ao longo de 11 anos de projeto.

Nesta edição, serão exibidas produções que retratam um mundo pré-pandemia e outro afetado pela doença viral. Os curtas-metragens FrágilMãe é tudo igual e Batendo a meta foram finalizados no segundo semestre de 2019 e refletem os problemas, as dificuldades e o bom-humor no qual situações do dia a dia são vistos pelos jovens produtores. Já os curtas Entre vidraças e Player, produzidos no primeiro semestre de 2021, trazem o contexto de uma vida de isolamento social e do uso do mundo virtual como mediação para as situações cotidianas.

A sessão do Educavídeo, que integra a programação do 49º Festival de Cinema de Gramado, será exibida na noite do dia 12 de agosto, quinta-feira, no site do evento e, também, no canal do YouTube do projeto.

Das salas de aula de Gramado para a televisão

Primeiro eles conquistaram o Palácio dos Festivais, depois a internet e, agora, a televisão! Este ano, a TVE-RS irá transmitir uma sessão especial com o curta-metragem Entre Vidraças, desenvolvido pelo projeto. Após, os realizadores serão convidados para um debate, que também será televisionado.

Para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, essa é uma conquista de toda a comunidade gramadense: “Nós sabemos do potencial desses jovens e temos muito orgulho. São alunos da rede municipal de ensino que fazem cinema como gente grande. E poder ver suas produções veiculadas na televisão para todo o estado é uma conquista. Demonstra a qualidade das produções desenvolvidas dentro do Educavídeo”.

A sessão especial do Educavídeo na TVE-RS será no dia 16 de agosto, segundaa partir das 17h, pela televisão e, também, pelo site da emissora.

Conexões Gramado Film Market chega à quinta edição

 

Espaço dedicado ao mercado do audiovisual dentro do Festival de Cinema de Gramado, o Conexões Gramado Film Market chega a sua 5ª edição em 2021. Este ano, a programação conta com debates e palestras trazendo as tendências do mercado.

Ainda na programação do CGFM, nos dias 14 e 15 de agosto acontece a IV Mostra de Filmes Universitários, que este ano irá receber premiação através de votação interativa para o melhor filme e prêmio TECNA em serviços. A curadoria da mostra é do Coletivo de Cinema Sigma com apoio do Forcine. A exibição poderá ser acompanhada pela TVE-RS e pelo site do Festival.

Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 49º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Golden Propriedades de Lazer. Copatrocínio: VERO, a maquininha do Banrisul. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Exibidor Regional: TVE. Cia Aérea Oficial:  Azul Linhas Aéreas. Receptivo Oficial: Gramado Receptivo. Apoio: Da Magrinha, Miolo, O2 Pós, Azul Viagens, Adylnet, Laghetto Hotéis, Stemac Grupos Geradores, Tecna, Planalto e Caracol Chocolates, Naymovie. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento:  IECINE, Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil. Fotos: Edson Vara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos te ajudar?