Como planejar sua viagem de Portugal para Milão

Diário de Bordo
04/05/2022
Tempo de leitura: 4 minutes

Cris Maya, criadora do canal Vamu Ver!, relata as principais preocupações de brasileiros que vivem na Europa e querem viajar pelo velho continente

Imigrantes brasileiros que residem em Portugal contam com a facilidade de viajar pela Europa com menos burocracia e protocolos de segurança, mas é preciso estar atento aos procedimentos de viagem para não ser pego de surpresa.

A youtuber brasileira Cris Maya, que vive em Portugal e é idealizadora do canal “Vamu Ver!”, que relata experiências e curiosidades sobre o país, realizou uma viagem até Milão, na Itália, contando tudo o que é preciso para viajar sem preocupações. “Se você for brasileiro é preciso ter seu passaporte válido e seu título de residência também vigente em mãos. Além disso, é necessário estar com o formulário de viagem preenchido antes do voo e o certificado de vacinação em dia. Caso não tenha a carteira de vacinação será necessário realizar um teste PCR ou o antígeno”, relata.

Muitos brasileiros acreditam que o cartão de cidadão de Portugal substitui o passaporte, mas Cris afirma que esse não é o caso. “A permissão de entrada com o cartão de cidadão, sem a necessidade do passaporte, se aplica apenas para cidadãos portugueses ou aqueles que possuem dupla nacionalidade”, pontua.

Embora existam alguns passos burocráticos, quem vai de Portugal para a Itália não precisa passar pelo processo de imigração. “Qualquer pessoa que resida em um país da União Europeia pode transitar entre os países do grupo sem maiores problemas. É como se fosse uma viagem do Rio de Janeiro para São Paulo, por exemplo”, afirma a youtuber.

O voo de Lisboa para Milão leva em torno de 2 horas e 40 minutos, e ao chegar ao destino é necessário atrasar o relógio uma hora em relação ao horário de Portugal.

De acordo com Cris Maya o aeroporto da cidade fica a aproximadamente 40 minutos do centro histórico, sendo necessário escolher um modo de transporte para realizar os programas turísticos de Milão. “É interessante pegar um transfer ou ônibus. O transfer não vai sair menos do que 95 euros, mas pode ser dividido entre as pessoas que estão viajando com você. Também é possível escolher uma opção mais barata, que é o ônibus de excursão, bem confortável e custa aproximadamente 10 euros”, pontua.

A youtuber recomenda a compra antecipada de um ingresso para o tour da cidade. “Em todas as viagens, no primeiro dia realizo um passeio de ônibus que passa pelos principais pontos turísticos. Não deixe de comprar o seu bilhete antecipadamente, evitando filas para otimizar sua viagem”, finaliza.

Sobre Cristina Maya

Cristina Maya é YouTuber e criadora do Vamu Ver!, marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476. É formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA. Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Ela e seu companheiro, que possui dupla cidadania, chegaram a Portugal em fevereiro de 2018 com malas, cinco animais com visto de residência D7 e com muita esperança de dias melhores no novo país. Por meio das mídias sociais do Vamu Ver!, Cristina fornece informações sobre dicas de viagens, gastronomia e compartilha o dia a dia em Portugal e as experiências de uma brasileira no exterior. Por meio de parcerias com agências de viagens e hotéis, ela consegue oferecer descontos para a sua viagem e estadia, além de vídeos com o passo a passo de quem quer visitar ou morar legalmente, em Portugal.