Dia do bacon: descubra como preparar um drink com o ingrediente

Avatar photo
Thiago Soares
10/09/2022
Tempo de leitura: 2 minutes

A data é comemorada sempre no sábado que antecede o Dia do Trabalho nos Estados Unidos, que é na primeira segunda-feira de setembro

No início dos anos 2000 os norte-americanos decidiram criar o Dia do Bacon. A data é comemorada sempre no sábado que antecede o Dia do Trabalho nos Estados Unidos, que é na primeira segunda-feira de setembro. Sendo assim, esse ano ele será comemorado no dia 05 de setembro.

Para quem quer comemorar esse dia brindado, o bartender parceiro da Kalvelage, Thiago Licastro, explica como preparar um drink clássico que leva esse ingrediente na receita, confira:

Negroni

Ingredientes

30 de gin com fat wash de linguiça;
30 ml de bitter com fat wash de bacon;
30 ml de vermute.

Modo de preparo

Frite algumas tiras de bacon e algumas fatias de linguiça em panelas separadas. Retire quando a linguiça e o bacon estiverem com a aparência tostada. Reserve o óleo das frituras separadamente.

Coloque em um pote de vidro uma garrafa de gin e o óleo da linguiça. Faça a mesma coisa com o óleo do bacon e o bitter. Feche o pote e deixe em temperatura ambiente por aproximadamente 12h. Depois, coloque no congelador e espere mais 12h. As gorduras vão reagir com o álcool das bebidas, trocando aromas e sabores. A mistura vai ficar dura, o que facilita na hora de filtrar. Depois é só coar o líquido.

Em um copo baixo, coloque o gim, o bitter, o vermute e o gelo e mexa por 30 segundos. Finalize com uma folha de louro e uma fatia de bacon fatiado.