Dia dos Pais da OPEN Feira de Design: um sábado de experiências de design para pais e filhos 

Além das opções criativas para o presente de Dia dos Pais, a feira oferece um sábado ao ar livre com experiências de design para pais e filhos, onde expositores convidados mostram seu processo de criação manual ao vivo. Na programação também há atividades para as crianças.

A OPEN Feira de Design, feira com foco no design do Sul do país e inspiração em movimentos criativos argentinos, acontece neste sábado, dia 07 de agosto, no Viva Open Mall (Nilo Peçanha, 3228). Com o conceito “Saber para além do fazer”, a feira lembra o legado deixado por nossos pais, o incentivo à criação, o carinho e o repertório que recebemos de nossos primeiros mestres. Mais do que opções criativas de presentes para o Dia dos Pais, a feira propõe um sábado de experiências, trazendo nesta edição uma Área Maker, espaço que vai mostrar o fazer de cada designer, com expositores convidados mostrando seu processo de criação manual ao vivo durante todo o evento, que também vai oferecer atividades para as crianças, capitaneadas pela Cia Lúdica.

Aproximadamente 40 marcas expositoras nas áreas de mobiliário, decoração, moda, brinquedos e utilitários em geral participam da OPEN Edição de Dia dos Pais. A feira montou uma seleção especial para ajudar na escolha do presente perfeito, entre elas estão a Folksy, marca de moda dedicada a pais que amam música e cultura pop, Draken, com seu design de pranchas e outras peças em madeira para pais que adoram esportes marítimos, ou ainda acessórios para o pai urbano como as carteiras em couro da Dela Nora.

Como sempre, Camila Farina, curadora da feira, coloca seu olhar em inovações e entre as opções para pais que se ligam em decorar, ela destaca a novidade desta feira, o designer Igor Hideki Hatanda, de Ivoti, que em seu ateliê idealiza e desenvolve produtos em marcenaria e takezaiku. Com foco na qualidade japonesa na execução de suas peças – produzidas uma a uma – têm como características mais marcantes o uso da madeira e o bambu. Como opção sustentável, o designer tem estudado com atenção o uso do bambu e suas diferentes texturas. Ainda pioneiro no Brasil, inicia uma grande trajetória no compartilhamento da técnica com cursos que ministrará daqui para frente. “Acredito que o bambu será o material natural do futuro, por isso tenho aplicado suas possibilidades em várias peças que produzo usando a técnica japonesa conhecida como takezaiku”. O takezaiku consiste em extrair a casca externa do bambu e trançá-la de forma a criar padrões possibilitando a transformação tanto em utilitários como lindas obras de arte.

A feira apoia a sustentabilidade: A Ecosacola da feira, produzida a partir de sacas de malte pela Agrária, poderá ser adquirida pelo valor de R $35,00 no lounge da feira e em expositores sinalizados, ou por R$15,00 nas compras acima de R$200,00 em um único expositor. A parceria com a Agrária busca incentivar o público a reduzir o consumo de embalagens. O valor é destinado a produção das sacolas pelo Coletivo Cós, de costura consciente. O coletivo dá formação e suporte a costureiras e prioriza o uso de matéria prima de reuso, estimulando processos e condições de trabalho mais humanas.

Convidado de Design -A cada edição a OPEN convida um profissional para criar a identidade visual da feira. Neste mês, o Convidado de Design é o designer gráfico e publicitário Cleiton Ferraz. Com mais de 20 anos de experiência em agências, estúdios de design, cinema e TV, Cleiton possui prêmios regionais e já atendeu clientes como Colcci, Casa Valduga, Grupo RBS, Unisinos, Grendene, SENAC-RS, entre outros.

Para a ilustração do cartaz da feira, Cleiton utilizou elementos geométricos básicos e cores vibrantes. “Meus filhos, Érico e Helena, com certeza foram minha inspiração para esse trabalho. Nele, quis passar uma ideia de família, conexão, abraço, segurança e conforto. Nem todos os dias são assim, isso seria utopia, mas cada beijo, abraço ou declaração de amor, compensam todos os conflitos”, diz o ilustrador.

Para as crianças: A feira prepara um dia especial para os pequenos curtirem com seus papais. A Cia Lúdica comanda atividades de brincar durante o sábado.

Sobre o evento: A OPEN Feira de Design nasceu em 2015, quando Camila Farina, professora de cursos de Design em Porto Alegre e diretora da Agência Cultural Maria Cultura, decidiu usar seu networking para reunir o melhor do design local e regional (hoje também recebendo marcas nacionais em algumas edições). Sua ideia nasceu das viagens de estudos com os alunos a Buenos Aires, onde as feiras de design acontecem em cada esquina. O conceito “design independente” foi usado, desde então, para dar conta dessa produção não industrial de peças nas seguintes áreas: moda, mobiliário, decoração, brinquedos, utilitários em geral.

A OPEN se destaca pela curadoria afinada de marcas expositoras com foco no designer independente e no incentivo a esse pequeno empresário, que junto da feira, trilha seu caminho para o desenvolvimento e crescimento. Pensar na OPEN é considerar conceitos como produção local, empreendedorismo criativo, design autoral e responsabilidade social e ecológica. A feira movimenta de 30 a 140 empreendedores locais por edição e proporciona um ambiente de convívio e lazer aos seus visitantes, sempre oferecendo conteúdos relevantes em oficinas, palestras, conferências e atividades para adultos e crianças. A proposta da feira é ser uma alternativa aos shoppings e lojas tradicionais, proporcionando contato com produtos de alta qualidade, produzidos no Brasil por pequenos empreendedores, buscando estimular e incentivar o consumo consciente e o contato direto com os designers e criadores.

A OPEN traz em suas feiras um olhar sobre o design nacional através dos eventos e negócios da marca: Salone Review 2019, OPEN Tools, OPEN Select, OPEN Pop e OPEN Especial. Em função da Pandemia do COVID-19 e da consequente crise econômica que afetou diretamente o evento e seus expositores, a feira apostou em uma versão online configurada em um marketplace: a OPEN Design Store (opendesignstore.com.br). Nesse modelo, a feira já recebeu mais de 50 marcas.

A OPEN Feira de Design é realização de Maria Cultura e tem apoio do Viva Open Mall e DuJour Comunicação.

Sobre o Viva Open Mall – Combinando conveniência e bem-estar, a estrutura conta com um mix de lojas e serviços completos, além de um centro gastronômico irresistível. Um espaço feito para curtir o passeio em segurança, com ampla circulação de ar e protocolos adequados de prevenção à transmissão do COVID-19. O local conta com estacionamento próprio.

Serviço:

O que – OPEN Feira de Design

Onde – Viva Open Mall (Shopping a céu aberto localizado na Avenida Nilo Peçanha, 3228, Porto Alegre – RS. Próximo ao Parque Germânia)

Quando – Dia 07 de Agosto de 2021

Horário – Das 11h às 18h

Entrada franca – Pet friendly

Site OPEN: https://www.openfeiradesign.com/feira-dia-dos-pais-2021

Instagram OPEN: https://www.instagram.com/open_feiradedesign/

A feira continua atenta aos cuidados para o controle do contágio do Covid-19, distanciamento entre os expositores e maior espaço para circulação do público. Permanece o uso obrigatório de máscara e álcool em gel disponível aos visitantes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos te ajudar?