Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

Avatar photo
Fabiani Fortes
07/06/2022
Tempo de leitura: 2 minutes

Comemoramos, nesta terça-feira (7), o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Data muito importante, pois reafirma a ação que REFORÇA a importância da informação para nossa sociedade, uma vez que para que haja democracia é necessário informação.

Nossos profissionais ficam desassistidos no que concerne as suas seguranças, pois a cada dia fica mais difícil defender a integridade dos profissionais no exercício da profissão. Muitas vezes ficam expostos a criminosos, políticos corruptos e vulneráveis a situações periclitantes de perigo iminente para poderem nos mostrar a informação em tempo real.

Conta a história do 07 de junho, que em 1977 ocorreu um manifesto cuja referência era o fim da censura à imprensa e à restrição da liberdade de informação. Resultou num documento, publicado no Boletim da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que denunciava a apreensão de edições inteiras de periódicos, a omissão de informações por parte do governo e a ameaça representada pelo AI-5. Em 1964 a 1985 houve a repressão da liberdade de informar.

O Brasil ocupa uma posição de 110º no ranking mundial de liberdade de imprensa, sendo que foram avaliados 180 países. Esse relatório foi feito pela organização Repórteres sem Fronteiras, que avalia a liberdade dos jornalistas para desempenhar seu papel profissional.
Informação é um direito fundamental numa sociedade democrática, então feliz 07 de junho!!