Fábrica do Futuro recebe exposição Chronos e Kairós nos dias 01 e 02 de setembro

Diário de Bordo
28/08/2022
Tempo de leitura: 4 minutes

Mostra do artista e designer Daniel Confortin reúne peças de arte com valor afetivo produzidas com materiais naturais e de reaproveitamento da indústria

Inaugura na próxima quarta-feira, 31 de agosto, na Fábrica do Futuro, a exposição Chronos e Kairós, do artista e designer Daniel Confortin. O evento marca uma nova fase na carreira do criativo, que reúne cerca de 60 criações, peças de arte com valor afetivo, convidando o visitante a experimentar um ambiente aconchegante, intimista e sensorial. As peças, desenhadas e executadas pelo próprio artista, em seu atelier, com materiais naturais e de reaproveitamento da indústria, são produzidas cruzando técnicas ancestrais e design arrojado, utilizando palha, madeira, couro e corda e acrílico de segundo ou terceiro reuso, entre outros insumos.

Confortin iniciou no mercado da moda, criando as marcas Loucos e Santos, de sapatos, e Confortin Fatto a Mano, onde desenvolvia bolsas feitas à mão, com matérias primas sustentáveis e respeito ao artesanato local.  O projeto alcançou projeção internacional, integrando a feira Lineapelle de Milão, em 2017, e produzindo parcerias com marcas como Animale, Farm, Schutz, Arezzo, Patbo, Jorge Bischoff e Maria Filó, além de ter desenvolvido peça piloto para Stella McCartney.

O grande insight para trabalhar com objetos de decoração aconteceu durante uma viagem a Tóquio, no Japão. Encantado pelo cuidado com o espaço que a cultura japonesa preserva, Daniel volta ao Brasil inspirado a construir o próprio lar com o mesmo respeito pela tradição e a ancestralidade. “Aqui o valor está no tempo dedicado. E é nesse espírito que a Coleção Chronos e Kairós nasce”, revela. “A partir da oportunidade de nos reconectarmos através das nossas casas, levamos um pedacinho da mata e da palha para dentro de casa, mudando a maneira como entendemos o próprio conceito de bem estar”.

Nascido em Igrejinha, Daniel Confortin tem sua trajetória marcada pela criatividade. Filho de serigrafista e costureira, ele cresceu rodeado pela indústria do calçado. As peças, todas produzidas artesanalmente, são criadas com palhas de taboa, bananeira, milho e buruti, madeira de reflorestamento, cordas em couro e corda náutica. “São muitas mãos que transformam natureza em arte com a junção da tradição familiar de fazer, com o reuso dos materiais”, conta.

A mostra ocupará durante dois dias o Lounge da Fábrica do Futuro. O espaço desde 2020 tem recebido diversos eventos voltados à arte, como Festival Porto Alegre em Cena, Feira do Livro de Porto Alegre, Noite dos Museus e o lançamento da Revista Corpo Futuro. “Encontramos o espaço perfeito onde pudemos construir uma ambientação que acolha toda a proposta da mostra. As peças são objetos de arte para além de sua funcionalidade, nada melhor que estar em um espaço de arte para apresentá-las”, afirma o artista, que construirá no lounge uma experiência sensorial onde os visitantes poderão manipular objetos e matérias primas. Chronos e Kairós poderá ser visitada pelo público em geral na quinta e sexta-feira, 1 e 2 de setembro, com entrada franca, das 18h às 21h, no Lounge da Fábrica do Futuro (Rua Câncio Gomes, 609).

Chronos e Kairós – por Daniel Confortin

Visitação aberta ao público na quinta e sexta-feira, 01 e 02 de setembro, das 18h às 21h

Fábrica do Futuro – Rua Câncio Gomes, 609

https://www.confortin.art.br/

 

Daniel Confortin