Liège, artista Natura Musical que deu voz ao Portal no Rock in Rio

Avatar photo
Leci da Silva
14/09/2022
Tempo de leitura: 2 minutes

Em uma maratona de oito dias de Rock in Rio, o Portal da Natura reuniu 7 artistas para celebrar e transbordar a Amazônia compartilhando com o público do festival a arte, música e cultura da região e fazendo um convite para uma nova relação com a floresta. A instalação, criada pelo arquiteto croata Marko Brajovic, ofereceu uma experiência multisensorial com a estética, música e poesia amazônida. A criação coletiva do vídeo do espaço contou com a trilha sonora da artista paraense Liège, contemplada pelo edital Natura Musical.

A artista paraense Liège (Divulgação / Natura), “Deixa Ir” faz parte do álbum ECDISE, lançado em junho de 2021 pela plataforma de incentivo à cultura da Natura. Fruto de uma extensa pesquisa de beats afroindígenas e que conta na acompanha um ritual próprio das matriarcas da família de Liège, com origem na Ilha do Mosqueiro, da etnia Tupinambá, e que evoca de modo poético essa Amazônia ao mesmo tempo ancestral e moderna. Os saberes da floresta para cuidar da saúde, da alma, da vida.

O edital Natura Musical chega a sua 17 edição em 2022 e teve as inscrições prorrogadas até 16 de setembro.

Créditos Portal da Natura no Rock in Rio

Liège (cantora e artista Natura Musical)

Moara Tupinambá (artista visual)

Leo Chermont (produtor musical)

Lucas Mariano (artista)

Priscila Tapajowara (artista)

Azul Literal (artista)

Marko Brajovic (arquiteto)

 Liège é artista Amazônida, Liège integra sua ancestralidade à mpb contemporânea e ao pop. O show de seu primeiro álbum, ECDISE, lançado pelo Edital Natura Musical – presente na lista de Melhores Discos Brasileiros de 2021 da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), revela a transformação de Liège e sua troca de pele para crescer. Com 18 anos de carreira profissional na música, já se apresentou nos Estados Unidos e em importantes palcos da cena autoral brasileira, entre eles Circuito SESC de Cultura (SP), SIM (SP), Elas Na Catraca (Festival Catraca Livre SP), Rio2C e em 2022 iniciou shows de circulação do álbum ECDISE (Natura Musical), no Theatro da Paz em Belém do Pará – sua cidade Natal, pelo Festival Se Rasgum da Paz, tendo lançado no dia 10 de junho o LP ECDISE com um show na histórica Galeria Olido em SP.