Mitos e verdades da gastronomia italiana no Brasil

Diário de Bordo
05/09/2022
Tempo de leitura: 3 minutes

Chef Carol Góes da Cantina Tia Lina explica alguns erros comuns no Brasil quando falamos de culinária italiana

Famosa em todo o mundo, a culinária italiana é facilmente associada às irresistíveis massas e é considerada uma das mais ricas do mundo, principalmente no que diz respeito aos ingredientes característicos da cozinha típica e regional.

A Cantina Tia Lina oferece pratos tipicamente italianos num aconchegante ambiente familiar, localizada no km 10 da Estrada do Vinho em São Roque e é referência na região em gastronomia Italiana, assinada pela chef Carol Góes.

E você, conhece os mitos e verdades sobre a gastronomia italiana? Confira algumas das principais.

Deve-se colocar azeite ou óleo na água de cozimento?

Mito. A única coisa que se deve colocar na água do cozimento é o sal. E o segredo para não grudar é não usar um recipiente muito pequeno, de forma que a massa cozinhe sem grudar.

A massa é sempre o primeiro prato e carnes o segundo

Verdade. Na Itália o primeiro prato sempre é uma massa que nunca vem acompanhada de carne. Se por acaso você queira comer uma carne, tem que pedir a parte como segundo prato.

Café e cappuccino acompanham a refeição

Mito. O café geralmente é consumido pela manhã e depois das refeições. Já o cappuccino é muito usado no café da manhã. Você nunca verá um italiano pedir um cappuccino depois de uma refeição.

O Spaghetti a bolognesa não é italiano

Verdade, o conhecido prato não existe em Bolonha, constitui em invenções criada no exterior do país.

Frutos de mar combinam com queijo ralado

Mito. Aquela deliciosa massa com camarão ou outro tipo de peixe nunca é acompanhada de queijo. Na Itália há centenas de pratos com frutos do mar, mas nenhum leva queijo, para assim o laticínio não ofusca o delicado sabor dos peixes.

É pouco comum ver as famosas toalhas quadriculadas

Verdade. A tal toalha quadriculada vermelha, branca ou verde e branca são muito mais utilizadas nos restaurantes italianos do exterior, na Itália você quase nunca as vê.

Sobre a Cantina Tia Lina:

Fundada em 1999, pela filha de italianos, Lina Sgueglia Góes, a Cantina Tia Lina, oferece pratos típicos da cultura italiana, num aconchegante ambiente familiar, localizado no km 10 da Estrada do Vinho em São Roque. Todo o seu cardápio é produzido com muito carinho e ingredientes frescos, sendo o acompanhamento perfeito para boas conversas. Além disso, o restaurante conta com um Empório, onde é possível encontrar diversos produtos, como patês, geleias, massas e assados do menu congelados e grande variedade de rótulos importados, devido à parceria com a Grand Cru, maior importadora e distribuidora de vinhos da América Latina.