Páscoa em Gramado encanta e emociona grande público

Avatar photo
Bebeto Azevedo
21/04/2022
Tempo de leitura: 4 minutes

O Feriadão de Páscoa foi considerado pela Gramadotur, autarquia responsável pelos eventos de Gramado, como o de maior movimentação turística desde o começo da pandemia em março de 2020. Após dois anos de perdas e cidade vazia na Páscoa, um grande número de turistas visitou a Região das Hortênsias e curtiu as atrações gratuitas da 7ª Páscoa em Gramado – Gramado Aleluia, que encerrou neste domingo, dia 17. Conforme estimativa da Gramadotur, mais de 150 mil pessoas circularam pela cidade na última semana do evento. Ao todo, desde 25 de março, foram mais de 300 mil visitantes.

O SindTur Serra Gaúcha também previu grande fluxo de turistas e as expectativas foram confirmadas. Conforme dados do sistema integrado Flutua, que foi desenvolvido em parceria entre SindTur e a empresa Qrtec, a taxa de ocupação nos 22 mil leitos de Gramado foi de 89%. Em 2019, também conforme o SindTur, a ocupação hoteleira alcançou 82%.

EMOÇÃO E FÉ

Em 24 dias de programação, a Páscoa em Gramado – Gramado Aleluia uniu ludicidade e religiosidade em mais de 100 atrações gratuitas. Na Sexta-feira Santa, dia 15, a programação privilegiou o aspecto religioso. Em respeito ao simbolismo da data, não foram realizadas atrações lúdicas. Na parte da tarde, a Igreja Matriz São Pedro ficou lotada para a Celebração da Paixão do Senhor. Depois, no turno da noite, a Procissão dos Passos emocionou o público com a história da via crucis de Jesus Cristo. Mais de 400 pessoas iluminaram a avenida Borges de Medeiros com tochas e velas na encenação. Além de 100 artistas, a Procissão dos Passos contou com 300 pessoas das 16 comunidades católicas de Gramado. O espetáculo teve 14 cenas e nove carros alegóricos para retratar com fidelidade a história dos últimos dias da vida e morte de Jesus Cristo.

ESPORTE E ALEGRIA

O clima mágico da Páscoa em Gramado continuou no sábado, dia 16. Nas primeiras horas da manhã, cerca de 250 atletas de diversas cidades do Brasil participaram da 1ª Corrida e Caminhada do Coelho. O Espaço Kids Criamigos e o Palco da Rua Coberta receberam diversas intervenções artísticas e culturais no sábado e domingo. Na Vila de Páscoa, instalada na praça das Etnias, a programação reuniu apresentações teatrais e musicais, além da Casa do Pascoalino. Na noite de sábado, o Vita Boulevard recebeu a Orquestra de Violões de Gramado.

MÚSICA E APLAUSOS

No domingo, dia 17, o Grande Concerto de Páscoa levou música de qualidade para fechar com chave de ouro a edição 2022 da Páscoa em Gramado. Sob a regência do maestro Bernardo Grings, a Orquestra Sinfônica de Gramado deu show e levantou o público que lotou a Rua Coberta.

Não faltou emoção também na tradicional Parada de Páscoa pela Borges de Medeiros. Com 35 artistas locais no elenco e mais os personagens das fábricas de chocolate de Gramado, a Parada encantou multidões em suas duas últimas apresentações no sábado e domingo.

A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, comemora a retomada do evento de forma presencial. “Foi a Páscoa de maior movimento da toda história de Gramado. Após dois anos de muitas dificuldades e perdas, Deus nos permitiu realizar a Páscoa, com toda a parte lúdica e espiritual. Gramado é a capital nacional do chocolate artesanal e nossos chocolateiros puderam voltar a comercializar seus produtos. Foi um grande sucesso”, afirma. Segundo Rosa Helena, a próxima edição da Páscoa em Gramado terá 30 dias de duração: de 9 de março até 9 de abril de 2023. “Já começamos a trabalhar na próxima edição do evento. Além de todas as atrações que tivemos, iremos agregar o Desfile Show de Páscoa, que será realizado na mesma estrutura do Grande Desfile do Natal Luz”, antecipa a presidente.

A Páscoa em Gramado é uma promoção da Prefeitura de Gramado, com realização da Gramadotur. Tem patrocínio master do Laghetto Golden. Companhia aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Co-patrocínio: Corsan – Governo do Estado do RS – Novas Façanhas no Meio Ambiente e Infraestrutura. Apoio: Criamigos Oficina de Ursos, Dona Nuvem – Invenções Adocicadas, Florybal Chocolates, Senac, Sicredi Pioneira, Stemac Grupos Geradores e Associação dos Chocolateiros de Gramado (Achoco).