Porto a Porto recebe enólogo da vinícola Carmim para lançamento do vinho Reguengos Garrafeira dos Sócios 2017

Diário de Bordo
12/06/2022
Tempo de leitura: 3 minutes

A renomada vinícola portuguesa Carmim trouxe ao Brasil um dos vinhos ícones do Alentejo: o Reguengos Garrafeira dos Sócios 2017, safra resultado de um ano excepcional em termos de qualidade. Um seleto grupo de jornalistas e influenciadores acompanharam o lançamento em uma degustação com a presença do enólogo Rui Veladas.

O evento de degustação foi realizado em sua filial Porto Alegre com buffet da Sweet Chilli, da chef Mari Amaral. O diretor comercial, Hugo Sola, e o gerente regional, Emerson Silva, receberam o grupo de imprensa com o apoio do export manager Latin America da Carmim, Nuno Ferreira.

Após o evento na sede da Porto a Porto, proprietários de lojas e restaurantes foram recebidos para um jantar na NB Steak. Além do lançamento Reguengos Garrafeira dos Sócios DOC 2017, foram degustados os vinhos Régia Colheita DOC branco 2020 e Reguengos Garrafeira dos Sócios DOC 2014.

O vinho Reguengos Garrafeira dos Sócios distingue-se pela elegância e equilíbrio associados à robustez e longevidade, típicos de um grande vinho. A colheita 2017 é um blend de Alicante Bouschet (65%), Aragonez (20%) e Touriga Nacional (15%). Tinto de cor granada carregada, o vinho apresenta aromas complexos de frutas escuras com notas de especiarias. Encorpado, possui taninos macios e longo final.

O primeiro Reguengos Garrafeira dos Sócios foi lançado em 1982 como uma edição exclusiva para sócios. Rapidamente alcançou reconhecimento e tornou-se desejado por muitos enófilos. Ao longo das duas últimas décadas, este vinho ajudou a definir um estilo que ficou associado aos grandes tintos do Alentejo.

Segundo Rui, nenhum Garrafeira personifica melhor este conceito que a edição de 2017, pois trata-se de um ano extraordinário, excepcional na riqueza das uvas que chegaram à adega e que permitiram a elaboração de um vinho que, nos próximos anos, proporcionará excelentes memórias.

Cada Reguengos Garrafeira dos Sócios é o resultado de uma escolha criteriosa das melhores uvas – e elaborado apenas nos melhores anos. “Não estranha que os verdadeiros vinhos do terroir de Reguengos sejam únicos, conhecidos pela sua singular aptidão para o envelhecimento. O ano de 2017 permitiu uma extraordinária riqueza de aromas e concentração, um vinho amplo e muito complexo”, explica o enólogo.

Carmim

A Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz fica no coração do Alentejo. Foi criada em 1971 por um grupo de 60 viticultores e atualmente possui cerca de 900 associados. Do portfólio destacam-se as marcas Reguengos, Monsaraz e Terras d’el Rei, além dos icônicos Reguengos Garrafeira dos Sócios e Régia Colheita.