Projetos que fazem a diferença no Brasil

Avatar photo
Fabiani Fortes
05/09/2022
Tempo de leitura: 2 minutes

Fundado há seis anos (2017), por um coletivo de Professores,  o curso Pré-Vestibular Minervino de Oliveira tornou-se uma possibilidade para juventude do município de Alvorada RS. O grupo de profissionais da educação (fundadores do projeto) almejavam  construir oportunidades  para os jovens que sofriam com questões de falta de perspectivas de  acesso à universidade e, em alguns casos, até vulnerabilidade social.

Passado um ano, o projeto teve a parceria do Instituto Federal de Educação de Alvorada (IFRS), onde se tornou um projeto de extensão da instituição.

Já passaram pelo curso mais de 500 alunos, com professores totalmente voluntários,  que garantiram mais de 50 aprovados em instituições de ensino Federal, sem falar no PROUNI , FIES e os aprovados em concursos públicos.

Foram muitos os desafios, inclusive no período pandêmico onde os profissionais tiveram que se adaptar às aulas on line e aos recursos disponíveis para ministrarem o curso. Esse esforço contou com a participação e vontade dos alunos em continuarem as aulas, mesmo com todas as adversidades impostas naquele momento.

Segundo o Diretor do curso, Rafael Melo, o perfil de aluno é aquele que tem mais dificuldade de acesso ao ensino superior no Brasil, entre eles: as mulheres, os  de classe trabalhadora, os indígenas, os negros e a comunidade LGBTQIA+, ou seja, aquelas pessoas que o sistema universitário tradicional não consegue englobar.

Quem passar pelo instagram do curso vai poder conferir as fotinhos dos aprovados que ingressaram em várias universidades nos mais diferentes cursos e ainda contar com várias dicas para vestibular. Esse projeto integra e acende a esperança de um futuro promissor para nosso país.

@pvpminervinodeoliveira

Isabela Yasmin Bixo 2021/2