Senac-RS promove – O Dia de Combate ao Bullying

Avatar photo
Leci da Silva
04/04/2022
Tempo de leitura: 2 minutes

A iniciativa ocorrerá no 7 de abril em parceria com a Fecomércio-RS e Sesc

Com o objetivo de fortalecer os vínculos entre os alunos, docentes e colaboradores e, principalmente, promover a reflexão e o debate sobre bullying, o Senac-RS em parceria com a Fecomércio-RS e Sesc/RS, realizará O Dia de Combate ao Bullying. A iniciativa ocorre no dia 7 de abril, às 19h30, com a palestra especial “O Bullying e os impactos na vida” com o especialista no tema, Alexandre Patricio. O evento será transmitido ao vivo no Youtube do Senac-RS.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) de 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente um em cada 10 adolescentes (13,2%) já se sentiu ameaçado, ofendido e humilhado em redes sociais ou aplicativos. De acordo com Alexandre, o mal-estar produzido pelo bullying pode ultrapassar os limites da esfera social, causando impactos diretos na vida de quem recebe bullying, que ficará permanentemente marcada pelos traumas vivenciados de modo bastante singular. “Nesse sentido, de que forma a psicanálise atrelada à educação pode auxiliar na construção de intervenções que tenham como objetivo central prevenir tais atos de violência contra um indivíduo ou um grupo?”, questiona Alexandre.

Alexandre Patricio é psicanalista, mestre, doutorando em Psicologia Clínica pela PUC-SP, pesquisador CNPq, professor universitário e autor dos livros “Intervenção Psicanalítica na Escola” e “Psicanálise e Educação Escolar”, e criador do podcast “Psicanálise de boteco”.