Sugestões de como mudar a decoração de casa de forma rápida e simples

Avatar photo
Leci da Silva
23/03/2021
Tempo de leitura: 6 minutes

O brasileiro passou muito mais tempo em casa em 2020, o que incentivou o desejo de fazer reformas. Dados do Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a demanda por pequenas obras em casa aqueceu o mercado durante a pandemia.

Um levantamento feito pelo aplicativo GetNinjas a pedido do portal Metrópoles indica que houve 2,8 milhões de solicitações de serviços de reforma entre abril e novembro de 2020 no app. O resultado é 75% maior que o mesmo período de 2019.

                

As reformas devem continuar sendo tendência neste ano. A Associação Brasileira da Indústria Materiais de Construção (Abramat) anunciou para 2021 previsão de crescimento de 4% no faturamento total deflacionado dos materiais de construção em relação a 2020.

Para quem está planejando reformas, a arquiteta Mayra Duarte Lima Prestes dá algumas dicas para mudar os cômodos, seja por necessidade ou por vontade de renovar.

Mudar sem quebra-quebra – Para felicidade de quem não quer nem sonhar com obra neste período, a arquiteta explica como renovar o ambiente sem ter que destruir ou reconstruir algo. “Na sala, por exemplo, ao adicionar um novo tapete, quadros na parede e uma manta em cima do sofá, já conseguimos trazer novas cores e mudar o clima do espaço. Para o cômodo ficar mais harmonioso é legal ter uma paleta de cores a ser seguida e assim todos os elementos estarão conversando entre si.”

         

Além dos móveis, decoração, acessórios e da paleta de cores, Mayra ressalta que a iluminação e as plantas transformam totalmente o espaço. “Vale a pena investir em iluminação porque ela cria climas mais íntimos quando usada em tons mais amarelados. As plantas também compõem ambientes receptivos e acolhedores, preenchendo espaços vazios. Elas podem ser usadas no chão e até mesmo suspensas no teto ou na parede”, comenta.

Opção: papel de parede ou adesivos – O uso de papel de parede na sala, nos quartos, no escritório e outros cômodos está em alta. Ao escolher, o morador deve ficar atento ao objetivo que deseja para o espaço e os materiais adequados para aplicação no local desejado. “A escolha deve ser de acordo com as cores do ambiente, seguindo uma paleta. Se o desejo for destacar a parede, podem ser usadas cores mais fortes ou desenho com efeito 3D. Para aplicar papel de parede em banheiros e cozinhas é importante observar se o material tem a resistência adequada.”

Uma possibilidade para cozinha e banheiro são os adesivos de azulejos. Mayra destaca pontos que as pessoas devem estar atentas ao organizar essa transformação. “A primeira tarefa é levantar as medidas do espaço no qual será aplicado. Com as dimensões em mãos, é possível fazer uma escolha mais assertiva e evitar a surpresa desagradável de não ter material suficiente. Aproveite e compre toda a quantidade necessária de uma vez só, pois podem acontecer divergências de cores entre impressões”, indica.

Reorganizar o espaço – Mayra lembra que o primeiro objetivo de uma reforma é fazer a casa atender à demanda dos moradores. “É possível mudar a organização dos móveis dentro de casa para uma configuração mais funcional, como por exemplo, criar um canto mais definitivo para trabalhar de casa. Nada de trabalhar da mesa da cozinha e da sala”, aconselha.

As cores também ajudam a mudar o ambiente e influenciam no psicológico dos moradores. A profissional explica que o resultado varia conforme o objetivo para o espaço. “Pintando um ambiente com cores mais claras, o morador traz a sensação de amplitude, enquanto cores mais fechadas podem criar ambientes mais fechados, dando um efeito de proximidade e aconchego. Uma boa dica é apostar em tons azuis e verdes. São cores que remetem à paz e à tranquilidade, sentimentos muito bem-vindos nesse momento de pandemia.”

Obra por etapas – Quem gosta de realizar obras de verdade, também pode realizar as transformações sem sair de casa. Ter poucas condições financeiras para bancar uma reforma completa não impede o trabalho. Mayra ressalta a possibilidade de fazer as mudanças aos poucos, cômodo a cômodo. “Dá a flexibilidade de ir levando a obra de acordo com seu recurso naquele momento, enquanto você vai se capitalizando para dar início ao outro cômodo. Você pode manter toda a bagunça de obra concentrada em um mesmo local, sem perder o acesso e o uso do restante da casa. Dessa maneira dá para ainda estar morando no imóvel enquanto a reforma acontece.”

Em contrapartida, a arquiteta destaca que não é um processo simples, porque os prestadores de serviços tendem a circular pelo local e a sujeira pode se espalhar por outras áreas. Cuidar da limpeza é uma tarefa constante para quem está com obras em casa.

Renovação dentro do orçamento – Segundo informação do IBGE, o custo de materiais de construção subiu 17,28% no acumulado de 2020. A parcela do preço de mão de obra foi 2,33% maior do que em 2019. O custo médio da construção civil aumentou 10,16% em 2020, sendo o maior índice registrado nos últimos sete anos.

Para enfrentar o alto valor, Mayra indica que organização e comparação de preços são fundamentais para manter o orçamento sob controle. “Criar uma lista de prioridades é sempre um bom começo para saber como gastar melhor o dinheiro. A partir daí, o consumidor vai pesquisando preços em várias lojas. O mais importante é ter orçamento de gastos bem estruturado, assim como um planejamento da ordem dos serviços e um cronograma.”

O outro ponto ressaltado pela arquiteta é a escolha do responsável pela obra. “Os profissionais são essenciais para evitar esse tipo de transtorno e manter a sua reforma dentro da realidade do seu bolso. Eles serão capazes de ajudar em todos esses aspectos, garantir a melhor administração dos recursos e o andamento adequado da obra. Retrabalho é uma das principais dores de cabeça que as pessoas enfrentam quando estão construindo ou reformando. Além de causarem frustração, geram mais gastos e consequentemente atrasos”, resume Mayra.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESSAS NOTÍCIAS, CONFIRA!

Marcelo Duque faz apresentação em Porto Alegre

O stand up “Tira o Pé do Palco” será às 20h no Teatro do CIEE O humorista Marcelo Duque,…

Ver mais +

Galeto Mamma Mia abre operação express no Bourbon Canoas

Novidade é a terceira franquia da tradicional marca de restaurante de Gramado na cidade de Canoas   Em…

Ver mais +

Luiza Helena Trajano participa do programa Chá de Clareza

Um bate papo descontraído entre amigas pode ser uma lição de vida e de empreendedorismo. Luiza Helena Trajano,…

Ver mais +

Novo filme “A queda” trás reviravolta emocionante 

Lançado em 29/09, o suspense: “A queda”, da Paris Filmes, trás a história da alpinista Becky, interpretada por…

Ver mais +

Coquetel de lançamento marca entrada oficial do Grupo Plaenge na capital…

Na última quinta-feira, 29 de setembro, ocorreu o Coquetel de celebração da chegada oficial do Grupo Plaenge na…

Ver mais +

Floripa Conecta une os principais PIBs da cidade: turismo e tecnologia

O evento atraiu 12 mil turistas fora da temporada, aqueceu a economia local em pleno inverno, movimentou R$15…

Ver mais +

Concurso literário “Gramado, a casa do Natal Luz” é lançado nesta…

Nesta sexta feira, 30 de setembro, às 16h, na sala da presidência da Gramadotur, acontece o lançamento do…

Ver mais +

ParkShopping Canoas celebra Dia das Crianças

Os pequenos terão diversão garantida no ParkShopping Canoas no mês de outubro. Até o dia 24/10, a exposição…

Ver mais +

Fundação Tênis e o esporte no Vaticano 

Um representante da Fundação Tênis, viajou para Roma, na Itália, nos dias 29 e 30 de setembro. A ONG foi convidada…

Ver mais +